Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Escândalo na Volkswagen preocupa Associação Nacional de Centros de Inspecção

A Associação Nacional de Centros de Inspecção Automóvel (ANCIA) manifestou esta sexta-feira preocupação relativamente às suspeitas contra a Volkswagen de ter falseado o desempenho dos motores em termos de emissões de gases poluentes.

Volkswagen AG Golf GTI
Bloomberg
Lusa 25 de Setembro de 2015 às 19:18
  • Assine já 1€/1 mês
  • 4
  • ...

"A ANCIA manifesta publicamente a sua grande preocupação relativamente a práticas efectivas ou meras suspeitas de possíveis práticas que atentem contra os valores ambientais e a segurança rodoviária e sublinha a pertinência técnica e o alto valor social das inspecções obrigatórias, enquanto garantia de conformidade com a lei e regulamentos em vigor", refere a associação em comunicado.

 

A ANCIA "confirma desconhecer qualquer prática de retirada do filtro de partículas quando da realização das inspecções periódicas".

 

A associação salienta igualmente que já apresentou ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) "uma proposta de uma medida administrativa para implementar as inspecções periódicas para emissões de gases de escape".

 

O comunicado da ANCIA surge numa altura em que a Volkswagen, a maior construtora automóvel do mundo, está no centro de um escândalo, depois de nos últimos dias ter reconhecido que, através de um software, manipulou por vários anos dados sobre as emissões de gases poluentes em 11 milhões de veículos em todo o mundo.

 

A Agência de Protecção do Meio Ambiente dos Estados Unidos acusou na sexta-feira passada a empresa de falsear o desempenho dos motores em termos de emissões de gases poluentes através de um 'software' incorporado no veículo, incorrendo numa multa que pode ir até aos 18 mil milhões de dólares (cerca de 15,9 mil milhões de euros).

 

No domingo, a Volkswagen reconheceu ter falseado os dados. Na quarta-feira, o presidente executivo da Volkswagen, Martin Winterkorn, pediu a demissão.

 

Hoje, a Volkswagen anunciou a nomeação de Matthias Mueller, actual presidente da Porsche, como novo presidente executivo do grupo. 

Ver comentários
Saber mais Instituto da Mobilidade e dos Transportes ANCIA Volkswagen Agência de Protecção do Meio Ambiente dos Estados Unidos Martin Winterkorn Matthias Mueller Porsche política automóvel
Outras Notícias