Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Espanha e produtores de energia solar próximos do acordo nos cortes de subsídios

O governo espanhol e os produtores de energia solar estão muito próximos de chegar a um acordo que visa a redução da atribuição de subsídios ao sector e o controlo dos preços da electricidade.

Espanha e produtores de energia solar próximos do acordo nos cortes de subsídios
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
O executivo de Zapatero pretende reformar uma lei de 2007 que garante aos produtores de energia que cumpram determinados requisitos ambientais que pratiquem preços acima do valor de mercado, mas pretende fazê-lo sem danificar a indústria de energias renováveis do país.

De acordo com um documento preparatório do acordo a que a Bloomberg teve acesso, o acordo prevê que os subsídios a fábricas de energia solar no activo sofrerão cortes de 10% a 15% nos próximos três anos, corte que será compensado com uma prorrogação do prazo de concessão de três anos.

No mês passado, Miguel Sebastian, Ministro da Indústria espanhol anunciou a intenção de proceder a cortes de 1 mil milhões de euros nos subsídios anuais, anúncio que lhe valeu um coro de protestos por parte dos produtores de energia solar que se escudam na lei de 2007.

Ainda assim, segundo Francesco D’Avack, analista da indústria na Bloomberg New Energy Finance, “os detalhes da última proposta não aparentam ser tão maus como o sector da energia solar temia. Se os pontos-chave que vimos forem adoptados, será um grande alívio. Eles devem evitar que a grande maioria dos projectos vá por água abaixo, deverá restaurar a confiança dos investidores e libertar o financiamento”, concluiu, em declarações à Bloomberg.
Ver comentários
Outras Notícias