Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Grupo Espírito Santo vende participação na Zon Optimus

O Grupo Espírito Santo vai vender a participação de 3% que detém na Zon Optimus desde a cisão entre a operadora de cabo e a Portugal Telecom. A venda deverá permitir um encaixe de 80 milhões de euros.

Hugo Paula hugopaula@negocios.pt | Lusa 23 de Janeiro de 2014 às 17:23
  • Assine já 1€/1 mês
  • 25
  • ...

A Espírito Santo Irmãos vai vender os 3% que tem na operadora Zon numa oferta privada destinada a investidores qualificados, segundo um comunicado a que a Lusa teve acesso esta quinta-feira.

 

A operação de venda das 15.455.000 acções da holding Espírito Santo Irmãos, área não financeira do Grupo Espírito Santo (GES), tem os bancos Credit Suisse e Espírito Santo Investment Bank como intermediários e deverá decorrer esta sexta-feira, 24 de Janeiro.

 

O grupo familiar é um dos accionistas de referência da Portugal Telecom e adquiriu acções da PT Multimédia aquando da separação entre a dona da TV e da operadora de telecomunicações móveis e fixas. 

 

A transacção será realizada em bolsa através do processo conhecido por “accelerate bookbuilding”, onde os intermediários determinam o preço de venda das acções num período curto de tempo através de consulta com investidores qualificados.

 

As acções da Zon terminaram a sessão desta quinta-feira nos 5,01 euros. Segundo o página on-line da Zon Optimus, a participação em questão é de 15,455 milhões de acções e teria um valor de mercado de 77,230 milhões de euros, ao valor de fecho desta quinta-feira. 

 

Ao mesmo tempo que é avançada a alienação de acções da Zon Optimus, as sociedades relacionadas com o Grupo Espírito Santo trocaram entre si participações no Espírito Santo Financial Group (ESFG), que controla o BES, segundo comunicou a sociedade à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.  

 

Noutro comunicado, a ESFG disse ainda que “está a deliberar a venda” acerca da oferta pública inicial (IPO, na sigla inglesa) da Espírito Santo Saúde. O Grupo Espírito Santo tem vindo a vender participações em vários negócios não nucleares, com vista a reforçar os capitais do grupo.

 

Em 2010 vendeu uma participação no BES Angola, por 254 milhões de euros e, em 2011, desfez-se de uma participação no banco Bradesco por 860 milhões de euros. 

 
BES reorganiza participações 

Esta quinta-feira, 23 de Janeiro, o Espírito Santo Irmão comprou 39,23% do ESFG e passou a controlar 49,26% da holding que controla o BES. A reorganização das participações não alterou a estrutura de controlo interno, já que Espírito Santo International continua a controlar 49,26% da ESFG.

 

Isto porque a Espírito Santo Irmão é controlada em 100% pelo Rio Forte Investments, que, por sua vez, é controlada pela Espírito Santo International, conforme explica o comunicado publicado junto da CMVM.

 

“O Espírito Santo Irmão era, e continua a ser, 100% controlado pela Espírito Santo International (ESI). Os direitos de voto da Espírito Santo Irmãos são 100% controlados pela Rio Forte Investments S.A. que, por sua vez, é 100% detida pela ESI”, refere o comunicado do ESFG. “Em consequência, a 22 de Janeiro de 2014, 49,26% dos direitos de voto da ESFG são detidos indirectamente pela ESI”, conclui. 

(Notícia actualizada às 17h32, às 17h43 e às 18h10)

Ver comentários
Saber mais Espírito Santo Zon Grupo Espírito Santo Espírito Santo Irmãos Zon Optimus
Outras Notícias