Telecomunicações Estudo: Vodafone tem a melhor rede móvel no Alentejo

Estudo: Vodafone tem a melhor rede móvel no Alentejo

O estudo de qualidade das redes móveis promovido pela Anacom abrangeu os distritos de Portalegre, Évora e Beja, bem como parte dos distritos de Santarém e Setúbal.
Estudo: Vodafone tem a melhor rede móvel no Alentejo
Pedro Elias
Sara Ribeiro 14 de janeiro de 2020 às 15:52

O Alentejo foi a primeira zona escolhida pela Anacom para elaborar o levantamento de dados sobre a qualidade do serviço de comunicações móveis em Portugal. E de acordo com as conclusões divulgadas esta terça-feira, 14 de janeiro, a Vodafone foi a operadora que registou melhor desempenho de cobertura das redes 3G e 4G, seguindo-se a Meo e, depois, a Nos.

O estudo analisou a cobertura das redes da Meo, Nos e Vodafone. E foi feito em maio de 2019 nos distritos de Portalegre, Évora e Beja, bem como em parte dos distritos de Santarém e Setúbal, num total de 58 municípios e 34% da superfície do país.

O relatório publicado pelo regulador refere ainda que, no que toca ao serviço de voz em concreto, não se observou "diferenças expressivas entre os operadores ou entre as tipologias de áreas urbanas".

Quando aos testes realizados ao serviço de transferência de ficheiros, concluiu que registam "níveis adequados", não se observando, também, "de uma forma geral diferenças relevantes nem entre os operadores nem entre as tipologias de áreas urbanas analisadas, tanto em download como em upload".

No que respeita a velocidade de transferência de dados, "o operador Vodafone apresenta os melhores desempenhos, com ritmos médios de 34,10 Mbps e de 14,97 Mbps, respetivamente para download e upload, com diferenças estatisticamente significativas face aos restantes operadores", lê-se no mesmo documento. A Meo registou "ritmos médios de 18,11 Mbps e de 9,10 Mbps, respetivamente para download e upload", e a Nos de "15,83 Mbps e de 6,78 Mbps".




Marketing Automation certified by E-GOI