Tecnologias Estudo: há muitas empresas sem “qualquer tipo de presença digital”

Estudo: há muitas empresas sem “qualquer tipo de presença digital”

A Sage chegou à conclusão que, na era digital, muitas sociedades nem sequer contam com um website a funcionar. E isso está a prejudicá-las.
Estudo: há muitas empresas sem “qualquer tipo de presença digital”
Negócios 27 de setembro de 2016 às 13:58

Vivemos na era das tecnologias digitais, mas para muitas empresas essa época ainda não chegou. "Para as PME, as novas tecnologias e a IoT [Internet of Things] são uma forma de reduzir a distância que as separa das grandes empresas no acesso aos mercados. Contudo, subsiste ainda um número muito significativo de empresas que não têm qualquer tipo de presença digital, nem mesmo um website" segundo um estudo recente da Sage.


A consultora salienta ainda que "o acesso à informação em tempo útil, em qualquer hora ou lugar e a partir de qualquer dispositivo, é uma tendência que se irá generalizar e que fará com que o mundo dos negócios continue a investir na digitalização".


A Sage realçou ainda que "embora estas empresas reconheçam a importância da transformação digital, muitas não têm competências necessárias para realizar essa transformação, ao que se junta também o facto de o investimento em TI [Tecnologias de Informação] estar, na maioria dos casos, economicamente condicionado". Os programas Portugal 2020 e Horizonte 2020 poderão alterar esta questão.


99% das empresas portuguesas são PME e é aqui que está o principal desafio. A Sage salientou que é importante "educar os colaboradores", assim como "alterar o mindset [enquadramento mental], que vai originar uma cultura de transformação e digitalização dentro da organização".


Para a Sage, "a internet e a digitalização do negócio e dos processos permitem reduzir a distância entre fornecedores e clientes, melhorar a experiência do cliente, identificar o desperdício e ineficiências, aumentar a produtividade, promover a inovação, adquirir vantagem competitiva por diferenciação e potenciam o crescimento do negócio". 




pub

Marketing Automation certified by E-GOI