Banca & Finanças Euromoney distingue Santander Totta como "melhor banco em Portugal"

Euromoney distingue Santander Totta como "melhor banco em Portugal"

O Banco Santander Totta recebeu esta semana o prémio de "Melhor Banco a actuar em Portugal", atribuído pela revista Euromoney no âmbito da 25ª gala Euromoney Awards for Excellence. Já o BNP Paribas foi reconhecido como o melhor banco a nível mundial.
Euromoney distingue Santander Totta como "melhor banco em Portugal"
Negócios 08 de julho de 2016 às 19:48

A revista Euromoney  atribuiu ao Banco Santander Totta o prémio de "Melhor Banco a actuar em Portugal", tendo valorizado positivamente a aquisição do Banif bem como os resultados recorrentes, os quais considerou "resultados extraordinários para um banco português".


A segurança dos resultados foi reforçada pela redução do crédito vencido para 4,09%, bem como a manutenção do ratio Tier-1 em 13,9%, que ficaram assim acima dos requisitos regulamentares.


A Euromoney sublinhou ainda que a operação portuguesa de apoio às PME, onde se inclui o programa Santander Advance, tem sido líder na estratégia global do Banco de relacionamento com as pequenas e médias empresas.  


Além disso, destacou o crescimento em depósitos e em crédito a empresas "que potenciaram ainda mais o crescimento na quota de mercado" e também os "encorajadores resultados" no rácio de eficiência com 42% e no "underlying" ROE com 9,2%.


Para melhor banco à escala mundial, foi escolhido o BNP Paribas. Segundo a revista, este banco "está a gerar melhores retornos do que alguns grandes bancos norte-americanos, apesar de estar centrado numa região natal de baixo crescimento, comprovando os benefícios de um modelo de negócios diversificado".


O HSBC, por seu lado, foi escolhido como o melhor banco de investimento: "Nunca foi excessivamente dependente de mercados de renda fixa voláteis, é forte em negócio internacional, e tem a melhor divisão de acções", justificou a revista.


Já o Banco Santander foi nomeado melhor banco do mundo para Pequenas e Médias empresas. Segundo a Euromoney "a estratégia do Santander vai mais além do financiamento às PME, ajudando-as a superar obstáculos na sua estratégia de crescimento, como por exemplo o desenvolvimento de capacidades de gestão, no acesso ao talento universitário e a novos mercados internacionais e na digitalização".


Francisco González, presidente executivo do BBVA, foi nomeado banqueiro do ano, em reconhecimento pelo seu papel pioneiro na liderança da indústria bancária global para um futuro digital.


Clive Horwood, editor da revista Euromoney, afirmou durante a 25ª gala Euromoney Awards for Excellence - que decorreu em Londres e que contou com a presença de mais de 600 banqueiros de todo o mundo - ter recebido "milhares de candidaturas de bancos de todo o mundo" a estes prémios. "Fizemos centenas de entrevistas e passámos horas agonizantes a deliberar sobre as decisões. Todos os que foram distinguidos esta noite são vencedores com muito mérito", afirmou.


Os vencedores dos Prémios Euromoney são seleccionados por editores, jornalistas e analistas da revista, que combinam critérios como a rentabilidade, o crescimento e a eficiência, com análises de membros da revista, que cobrem os mercados financeiros internacionais. Os prémios reconhecem ainda as instituições que apresentam os melhores serviços junto dos seus clientes, demonstrando liderança, inovação e dinamismo nos mercados onde operam, sendo atribuídos por país e a nível global.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI