Notícia
Europac: Preços não serão afectados apesar da nova legislação na cogeração
Novas tarifas para as centrais de produção de electricidade em simultâneo com vapor não vão alterar a situação tarifária da espanhola Europac. Mas a empresa deixa críticas à decisão do Governo.
- Assine já 1€/1 mês
- ...

A empresa espanhola, com uma central de cogeração (que produz vapor e electricidade, ao mesmo tempo) em Viana do Castelo, garante, em comunicado distribuído pelas redacções, que as novas tarifas, definidas pelo governo para cortar nos custos com a Energia, “não alteram a actual situação tarifária da empresa”.
Na semana passada, o governo apresentou cortes nos custos eléctricos numa poupança que deverá ascender a 1,8 mil milhões de euros até 2020. A poupança no que diz respeito à cogeração acaba com parte das tarifas bonificadas a que têm direito os produtores das centrais que produzem energia através das duas fontes. Nesse período até 2020, a poupança com a cogeração – para a qual “todos os produtos irão contribuir”, segundo Álvaro Santos Pereira, – será superior a 700 milhões de euros.
A empresa de papel espanhola é uma das que acaba por sair penalizada por esta revisão das tarifas no sector, já que o sector de pasta e papel é um dos que sente o impacto da medida.
A Europac apresentou uma quebra dos lucros de 19,6 milhões de euros, no primeiro trimestre de 2011, para 420 mil euros no mesmo período de 2012.