Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Facebook vende acções a 38 dólares e fica avaliado em mais de 100 mil milhões

Rede social encaixa 16 mil milhões de dólares com entrada em bolsa, na maior oferta pública inicial de uma companhia tecnológica.

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 17 de Maio de 2012 às 21:32
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...
O Facebook fixou esta noite o preço de venda das acções aos investidores, tendo optado pelo topo do intervalo pré-definido. Os títulos, que começam amanhã a negociar em bolsa, serão vendidos a 38 dólares cada um, o que permitirá à empresa liderada por Mark Zuckerberg encaixar 16 mil milhões de dólares.

A operação será assim a maior oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) de sempre de uma empresa tecnológica, que entra em bolsa a valer 104 mil milhões de dólares. Uma avaliação que garante a entrada no Top 25 das cotadas mais valiosas dos Estados Unidos.

A escolha do valor superior do intervalo ocorreu depois do IPO ter sido alvo de forte procura por parte dos investidores. Face a este interesse elevado, as expectativas apontam também para uma subida dos títulos na estreia amanhã, já que muitos investidores que não conseguiram comprar acções no IPO, vão tentar entrar no capital da empresa.

Segundo a Bloomberg, o Facebook vai entrar em bolsa com os múltiplos mais elevados que quase todas as companhias do S&P500. Em Abril o Facebook anunciou que os lucros do primeiro trimestre desceram 12% para 205 milhões de dólares.

O IPO da rede social que detém mais de 900 milhões de utilizadores ofusca assim a realizada pelo Google em 2004, quando o motor de busca encaixou 1,9 mil milhões de dólares. Hoje o Google tem uma capitalização bolsista acima de 200 mil milhões de dólares.

Ver comentários
Saber mais Facebook
Mais lidas
Outras Notícias