Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Falência do Lehman dá multa ao JPMorgan

Um regulador norte-americano irá acusar o JPMorgan de tratar os fundos do Lehman Brothers de forma questionável. Banco norte-americano pode ser multado, avança o "New York Times".

Diogo Cavaleiro diogocavaleiro@negocios.pt 04 de Abril de 2012 às 12:21
  • Partilhar artigo
  • ...
Anos antes da falência, o Lehman Brothers precisava de prolongar os seus empréstimos. Para isso, terá utilizado dinheiro dos seus clientes como fundos próprios para o justificar. O JPMorgan Chase aceitou fazê-lo. Contabilizou aquele dinheiro como fazendo parte da carteira do Lehman ao longo de dois anos. Em 2008, o Lehman Brothers faliu.

Agora, um regulador norte-americano quer que o JPMorgan seja multado por este caso que antecedeu à bancarrota do banco que era grande demais para falir, avança o “New York Times”, citando fontes anónimas ligadas ao processo.

Este será, segundo a publicação, o primeiro caso em que se vai aplicar uma penalização efectiva no que diz respeito à falência do Lehman Brothers, a 15 de Setembro de 2008.

A comissão norte-americana que regula os mercados de futuros, a Commodity Futures Trading Commission, pretende entregar um processo civil contra o banco nova-iorquino ainda esta semana, escreve o “New York Times”.

O JPMorgan terá contabilizado, de modo desadequado, os fundos do clientes como sendo do Lehman Brothers, embora não seja certo de que tivesse noção do erro. Contudo, os reguladores consideram que, pelo menos, deveria ter essa noção, indica o jornal norte-americano.

O regulador e o banco devem chegar a acordo para que o caso não tenha de seguir para sentença, segundo o “New York Times”. O JPMorgan deverá, para isso, pagar uma multa de cerca de 20 milhões de dólares (15 milhões de euros). A entidade financeira não quis comentar a notícia ao jornal.
Ver comentários
Saber mais JPMorgan Chase Lehman Brothers
Outras Notícias