Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Faria de Oliveira: “Bancos só sairão do vermelho em 2015”

O presidente da Associação Portuguesa de Bancos (APB) reitera que a rentabilidade da banca portuguesa vai continuar negativa este ano. Recuperação só em 2015.

Bruno Simão/Negócios
Maria João Gago mjgago@negocios.pt 26 de Fevereiro de 2014 às 12:35
  • Assine já 1€/1 mês
  • 15
  • ...

“A rentabilidade dos bancos portugueses ainda será globalmente negativa em 2014 e os bancos só sairão do vermelho em 2015”, afirmou Faria de Oliveira durante o colóquio "A União Bancária e o Financiamento da Economia Portuguesa”, que decorre esta quarta-feira, 26 de Fevereiro, no Parlamento.

 

“A margem financeira continuará sobre fortíssima pressão”, acrescentou.

 

Faria de Oliveira acredita que a recuperação da rentabilidade da banca passará pela concessão de mais crédito às empresas com projectos viáveis” e acredita “que a aversão ao risco está a diminuir.”

 

No entanto, demonstrou preocupação com o impacto que uma sobre-regulamentação pode ter no financiamento da economia. “Questiono-me sobre se não haverá uma sobre-regulamentação na Europa ou demasiada velocidade na sua aplicação”, adiantou.

 

Questionou a capacidade dos bancos adoptarem todas as exigências regulatórias em tão pouco tempo e admitiu que a redução do crédito às empresas tenha resultado não apenas do contexto de recessão mas também da necessidade dos bancos responderem às novas exigências de regulação. “A necessidade de aumento dos fundos próprios dos bancos, foi acompanhado de uma redução dos balanços dos bancos levando” a uma redução de crédito às empresas, afirmou.

  

Faria de Oliveira admitiu também que a queda do novo crédito às PME “é preocupante”.

Ver comentários
Saber mais Faria de Oliveira APB banca crédito à economia
Outras Notícias