Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Faria de Oliveira renuncia ao conselho geral da EDP (act.)

Presidente da Caixa Geral de Depósitos estava desde Abril de 2008 no órgão que supervisiona a administração da eléctrica, mas já não vai continuar.

Miguel Prado miguelprado@negocios.pt 15 de Março de 2011 às 16:40
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...
Faria de Oliveira integrava órgãos sociais da EDP desde 2008.
Fernando Faria de Oliveira, membro que representava o Estado no Conselho Geral e de Supervisão da EDP, renunciou ao cargo que ocupava naquele organismo, segundo uma proposta da Parpública para a assembleia geral que a EDP realizará em Abril.

Num comunicado entretanto enviado para a CMVM, a EDP adianta que “em face da redução significativa da participação da Caixa Geral de Depósitos, S.A. no capital social da EDP, o Senhor Eng. Fernando Manuel Barbosa Faria de Oliveira apresentou, no passado dia 11 de Março, a sua renúncia ao cargo de membro do Conselho Geral e de Supervisão”

Em Janeiro, a EDP revelou em comunicado que a CGD tinha deixado de ter uma participação qualificada no capital da eléctrica. A CGD vendeu 2,5% da EDP à Parpública, reduzindo a sua posição para 0,641%.


Faria de Oliveira, presidente da Caixa Geral de Depósitos (accionista de referência da EDP), era, pelo menos até final de 2010, um dos 16 membros do órgão que supervisiona a actividade do conselho de administração do grupo liderado por António Mexia.

O presidente da Caixa entrou para o Conselho Geral da EDP em Abril de 2008 e foi reeleito um ano depois.

Uma proposta hoje comunicada através da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) indica que o Estado, através da Parpública, Capitalpor e Caixa Geral de Depósitos, irá submeter a votação na próxima assembleia geral da EDP a nomeação de um representante da Parpública (não identificado para já) para o lugar de Faria de Oliveira.

O encontro de accionistas da EDP realiza-se a 14 de Abril. Além do Estado, também o grupo José de Mello irá propor um novo representante para o cargo no Conselho Geral ao qual Vasco de Mello renunciou em Dezembro último.

Ver comentários
Saber mais EDP Estado Parpública CGD Faria de Oliveira
Outras Notícias