Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

First Portuguese vai lançar fundos de futebol para clubes alemães

A Firts Portuguese, detida em 83,05% pela Sociedade Comercial Orey Antunes, estabeleceu uma parceria com o Metrum Managemant Consulting, empresa alemã, que visa o lançamento de fundos de futebol em clubes alemães.

Ana Filipa Rego arego@negocios.pt 26 de Novembro de 2004 às 12:23

A Firts Portuguese, detida em 83,05% pela Sociedade Comercial Orey Antunes, estabeleceu uma parceria com o Metrum Managemant Consulting, empresa alemã, que visa o lançamento de fundos de futebol em clubes alemães, revelou hoje a «holding» para a área de «private banking» e gestão do Grupo Orey, sublinhando que esta operação foi efectuada através da sua parceria com o Banco Espírito Santo de Investimento.

Segundo a mesma fonte, a escolha da consultora alemã deve-se ao seu «excepcional ‘track record’ em projectos na área de futebol, que lhe permite manter relações privilegiadas com os principais clubes de futebol da ‘Bundesliga’, bem como outras entidades com um peso importante no futebol alemão», em mais «um passo importante na internacionalização do seu conceito de fundos de futebol».

A Metrum Management Consulting presta diversos serviços de consultoria relacionados com reestruturações financeiras, estratégia, «marketing», entre outros, sendo as suas principais áreas de negócio os sectores do Desporto, Cultura e «Public Services», tendo desenvolvido «importantes» projectos de reestruturação financeira, organização e estratégia em diversos clubes alemães de futebol, explica o comunicado.

FP em negociações na Holanda para constituir fundos dos três principais clubes

Segundo o «Semanário Económico», citando Nuno Gonçalves – responsável por esta área de negócio –, «a entrada no mercado alemão é o segundo passo na internacionalização deste negócio, depois da Holanda, onde o processo está mais avançado. Aqui, a FP, em parceria com a Fintage House, está em negociações avançadas para constituir fundos com jogadores de dois dos três principais clubes locais – o Ajax, o PSV Eindhoven e o Feyenoord – devendo os títulos de participação ser colocados no mercado dentro de poucos meses.

O mesmo jornal avança que, segundo o responsável citado, «o objectivo é que as operações estejam prontas a tempo destes fundos poderem beneficiar da abertura do mercado de transferência de jogadores já no próximo Verão tanto na Holanda como na Alemanha».

No dia 15 de Novembro, a First Portuguese SGPS anunciou o lançamento do primeiro fundo florestal português, constituído por activos do sector, através de uma parceria com uma empresa espanhola do ramo.

Este tipo de produto surgiu no seguimento de outros anteriormente lançados pela empresa, nomeadamente um «hedge fund» – com «uma rentabilidade média anual de 12,8% nos últimos 5 anos e meio» – e fundos de investimento constituídos por passes de jogadores de futebol, como os fundos de jogadores do Sporting, Boavista e Porto, este último a apresentar uma rentabilidade desde que foi constituído (em Maio deste ano) de cerca de 38%», de acordo com um comunicado da Orey.

Venda de jogadores como Ronaldo e Quaresma permitiu valorização anual de 22,4% do fundo desde a sua criação

Segundo o «Semanário Económico» a venda de jogadores como Cristiano Ronaldo, Ricardo Quaresma ou Hugo Viana, cujos passes estavam incluídos no «portfólio» do FP Football Players Fund Sp, «permitiram a este fundo atingir uma valorização média anual de 22,4%, desde a sua criação».

Em relação ao do FC Porto, criado em Março, a mesma fonte revela que se valorizou 159% com a venda de jogadores como Deco, Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira. O pior desempenho pertenceu ao Boavista, o terceiro gerido em Portugal pelo First Portuguese, revela o semanário acrescentando que no total os três fundos gerem cerca de 20 milhões de euros.

As acções da Orey seguiam sem qualquer transacção tendo ontem encerrado a cair 7,63% para os 3,51 euros.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio