Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Fitch coloca "rating" da Brisa sob vigilância negativa

A agência de notação financeira poderá baixar o "rating" da "holding" Brisa Concessões Rodoviárias (BCR). A decisão vem na sequência do corte de "rating" da República.

Edgar Caetano edgarcaetano@negocios.pt 28 de Março de 2011 às 10:54
  • Assine já 1€/1 mês
  • 4
  • ...
A Fitch Ratings colocou sob vigilância de pendor negativo a classificação da dívida "A-" da "holding" Brisa Consessões Rodoviárias, entidade através da qual a Brisa se financia nos mercados de capitais.

"Ainda que a Fitch não veja uma ligação directa entre o 'rating' da BCR e de Portugal", os 'ratings' reflectem "um certo efeito de correlação" entre a dívida soberana e as empresas nacionais.

Mais concretamente, a "possibilidade de o ambiente macroeconómico e as dificuldades do sistema financeiro colocarem pressão sobre os agentes económicos locais", explica a Fitch.

"No caso da BCR, essa relação poderá ser o desempenho económico geral, o acesso à liquidez financeira e uma eventual interferência política ao nível fiscal", acrescenta a agência.

A Fitch nota ainda que a BCR enfrenta um risco ao nível do refinanciamento no próximo ano, já que atinge a maturidade uma porção da dívida "viva" da empresa.

A agência vai estudar o assunto e, ao longo dos próximos três meses, o que poderá resultar numa revisão em baixa do "rating".
Ver comentários
Saber mais Brisa rating Fitch
Mais lidas
Outras Notícias