Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Fitch diz que entidades financeiras de Espanha enfrentam perspectivas negativas

As entidades financeiras espanholas continuarão este ano em perspectiva negativa, afectadas, em parte, pelas descidas previsíveis nos preços das casas em Espanha que, nos próximos anos, terão que baixar pelo menos 35%.

Lusa 19 de Janeiro de 2012 às 10:46
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
A previsão foi apresentada em Madrid pelo director geral da Fitch Ratings em Espanha, José Santos, que considerou "improvável" que o sector imobiliário espanhol, registe melhorias este ano, com um excessivo 'stock' de casas nas mãos das entidades financeiras e no mercado.

Num cenário onde a correcção de preços face ao período do 'boom' imobiliário - até agora de cerca de 18 por cento - terá que atingir os "30 ou 35 por cento" no mínimo, José Santos disse que se espera mais pressão sobre o sector financeiro.

A Fitch antecipa que as entidades financeiras procurem este ano aumentar a venda de activos, o que terá alguma pressão nos preços, mas que o excesso de casas ainda no mercado, aliado à falta de crédito hipotecário e ao ambiente macroeconómico negativo afectarão o cenário de recuperação.

Entidades com maior diversificação geográfica "estão melhor posicionadas que as que têm apenas riscos internos" pelo que não se descartam eventuais descidas de 'ratings' às entidades mais pequenas.

Ver comentários
Saber mais Fitch agência de rating rating agência de notação financeira Espanha sector financeiro sector imobiliário entidades financeiras espanholas
Mais lidas
Outras Notícias