Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Fogeca e Santander investem 236 milhões de euros em projecto ibérico

A Fogeca em parceria com o Santander e outras instituições vão investir 236 milhões de euros em 100 lojas de automóveis em Espanha, disse ao Negocios.pt Miguel Ramos, administrador da empresa.

Paulo Soares de Oliveira 12 de Dezembro de 2002 às 09:31
  • Partilhar artigo
  • ...
A holding Fogeca, da família do empresário nortenho Salvador Caetano, encontra-se em negociações com os espanhóis do Santander e e outras instituições para lançarem em Espanha uma rede de 100 concessões de automóveis de várias marcas, que representará um volume de vendas de 110.000 veículos em 2007, disse ao Negocios.pt Miguel Ramos, administrador delegado da empresa.

Além da parceria entre as duas empresas, o mesmo responsável «confirmou a existência de negociações entre uma das partes e um grupo de retalho automóvel espanhol para a compra e obtenção de um conjunto de concessões».

Fontes de mercado adiantaram ao Negocios.pt que «está quase fechado o negócio para a compra de um conjunto de lojas da marca Mercedes-Benz situadas na região espanhola da Andaluzia».

A mesma fonte adiantou que «a compra da Mercedes-Benz faz sentido pela mais valia das margens da marca alemã e pelo potencial de crescimento que as participadas Smart, Chrysler e Jeep vão ter a médio e longo prazo na Europa».

Miguel Ramos considera que este projecto «vai permitir ganharmos uma elevada dimensão em Espanha com todas as marcas importantes, como por exemplo a Toyota», mas adianta que «a utilização das sinergias entre a Fogeca e a Sonae, existentes em Portugal não estão previstas».

Em Portugal, a Fogeca tem utilizado em parceria com a Sonae os espaços comerciais desta última para desenvolver o retalho automóvel multi-marca, nomeadamente através dos espaços Carplus, situados no Gaia Shopping e Cascais Shopping.

A concretizar-se este projecto, o Grupo Salvador Caetano irá concorrer com os espanhóis do Grupo Quadis, actualmente o maior operador de retalho automóvel em Espanha. Este grupo sediado em Barcelona, vendeu no ano passado 35 mil veículos de 22 marcas representadas através de 30 concessões sediadas na região da Catalunha.

Estas concessões encontram-se espalhadas por 100 infraestruturas, algumas das quais presentes directamente nas grandes cadeias de supermercados espanhóis.

Em Portugal, o Grupo Santogal, que representa os interesses da família Espírito Santo no sector automóvel é o maior retalhista automóvel. A empresa liderada por Fernando Martorell detém 22 concessões, que representam as marcas Opel, Peugeot, Citroen, Fiat, Lancia, Alfa Romeo, Daewoo, Mazda, Honda, Rover Smart e Mercedes.

Esta empresa deverá facturar 474 milhões de euros no exercício corrente, e vender cerca de 27 mil veículos, repartidos entre 16 mil automóveis novos das várias marcas representadas e 11 mil serão veículos em segunda mão, classificados como usados.

No sector da importação automóvel, a empresa assegura a distribuição da Honda, Daewoo, Ferrari e Maserati, «não estando previstas aquisições a médio prazo» segundo Fernando Martorell.

Ver comentários
Outras Notícias