Transportes Forte buzinão de protesto contra as portagens na ponte 25 de Abril

Forte buzinão de protesto contra as portagens na ponte 25 de Abril

A ponte 25 de Abril está a registar esta manhã um forte buzinão de protesto contra o pagamento de portagens durante o mês de Agosto, como constatou a Lusa no local.
A carregar o vídeo ...
Lusa 21 de julho de 2016 às 09:07

A acção de protesto, que se iniciou cerca das 08:00, é promovida pela Comissão de Utentes de Transportes da Margem Sul (CUTMS), que instalou cartazes no viaduto do Pragal, situado antes da praça das portagens a apelar ao buzinão.

 

"Isto começou mais cedo do que estávamos à espera porque os carros começaram a buzinar logo a partir do momento em que colocamos os cartazes aqui no viaduto", disse à Lusa Luísa Ramos, da CUTMS.

 

O buzinão de protesto é efectuado sobretudo pelos automobilistas que seguem no sentido sul-norte, antes de efectuarem o pagamento da portagem.

 

Mesmo assim, há veículos a buzinar também no sentido norte-sul e no viaduto do Pragal. 

 

Segundo a comissão de utentes, no actual quadro político, resultante da nova correlação de forças na Assembleia da República, é "absolutamente necessário, justo e inadiável", que o Governo em funções reponha, em agosto, a isenção do pagamento das portagens na Ponte 25 de Abril, tal como acontecia antes de 2011.

 

A CUTMS refere ainda que enviou ao ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, um pedido de isenção das portagens em Agosto.

 

"Lamentavelmente não se dignou a responder", referiram à Lusa os membros da comissão de utentes que vão manter o protesto contra as portagens durante as "próximas horas".

 

Apesar dos protestos, as portagens na Ponte 25 de Abril vão continuar a ser pagas em Agosto devido a "constrangimentos orçamentais". A garantia foi dada pelo ministro do Planeamento e Infra-estruturas Pedro Marques esta quarta-feira, 20 de Julho.

 

"O Governo não está neste momento a analisar essa possibilidade. Há constrangimentos orçamentais, por isso essa possibilidade não está sequer a ser analisada nesta fase. Portanto o nosso compromisso, que estamos a cumprir, tem a ver com a redução de portagens no interior", afirmou Pedro Marques à rádio TSF.

 

 




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI