Banca & Finanças Fosun disponível para reforçar no BCP

Fosun disponível para reforçar no BCP

Jorge Magalhães Correia reitera que a Fosun pode reforçar a sua participação no BCP. O partner do grupo chinês, que preside à Fidelidade, mostrou-se, em declarações à Bloomberg, satisfeito com o investimento. No mesmo dia em que a Sonangol afirmou que o banco era estratégico.
Fosun disponível para reforçar no BCP
Lusa
Diogo Cavaleiro 01 de março de 2018 às 12:01

A Fosun assume-se disponível para reforçar a sua participação no Banco Comercial Português (BCP). O conglomerado chinês detém uma posição acima de 25% e tem autorização para poder ascender a uma fasquia de 30%.

 

"A nossa posição é considerável e pode ser reforçada", afirmou na quarta-feira, 28 de Fevereiro, Jorge Magalhães Correia, presidente da Fidelidade e partner global da Fosun, à agência Bloomberg.

 

O último aumento de participação ocorreu em Setembro, quando o conglomerado avançou de uma posição de 23,92% para 25,16% do BCP.

 

Para o grupo chinês, esta possibilidade de reforçar esteve sempre em cima da mesa, desde que entrou no banco no final de 2016, mas a aquisição de acções só será feita tendo em conta as condições de mercado. A Fosun recebeu do Banco Central Europeu a possibilidade de ascender aos 30% do capital do banco.

 

"Estamos muito contentes" com o investimento na instituição, continuou o responsável, nas declarações à agência de informação na quarta-feira, 28 de Fevereiro. Segundo Magalhães Correia, o desempenho em bolsa e a estabilidade são factores positivos no que diz respeito ao BCP.

 

A demonstração de confiança no investimento BCP por parte da Fosun, a maior accionista, ocorreu depois de também a Sonangol, segunda maior accionista, ter sublinhado que o banco tem melhorado "substancialmente" a sua actividade e que é estratégico para a entidade. A Sonangol detém 15%, segundo os últimos dados oficiais, mas há notícias que dão conta que o investimento está já perto de 19% - só no relatório e contas do banco, ainda por revelar, é que será divulgado o valor exacto. De qualquer forma, a petrolífera angolana não pode superar os 20%, já que a autorização do BCE que o permitia caducou. 

 

Estes são elogios ao banco que tem sido gerido, diariamente, por Nuno Amado, que deverá agora continuar na presidência executiva. Os grupos chinês e angolano estão a trabalhar em conjunto para a constituição da nova administração e de um novo modelo de negócio para a instituição financeira, cuja constituição tem de ser sujeita à votação dos accionistas em Maio próximo. 

São também considerações positivas depois de o BCP ter apresentado um lucro de 186,4 milhões de euros em 2017, um valor que multiplica por mais de sete vezes o valor reportado no ano anterior.

 

Esta quinta-feira, 1 de Março, o banco presidido por Nuno Amado cede 2,2% para valer 28,85 cêntimos, acompanhando a queda do índice PSI-20, que também recua mais de 2%.




A sua opinião12
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
comentar
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
mais votado È triste, muito triste... 01.03.2018

É triste, muito triste que um banco,
que chegou a ser imagem e símbolo
do melhor que havia em Portugal no domínio da atividade bancária,
agora já seja, e tenda a sê-lo cada vez mais, de todos,
menos dos Portugueses !
De qualquer forma , se for para bem dos seus clientes e de todos os que nele trabalham,
nada a opor,
e que sejam muito felizes

comentários mais recentes
Anónimo 01.03.2018

é incrível que ninguém entenda que, se a República Popular da China puder ter Bancos, Seguros, e empresas estratégicas como a EDP e outras, isso pode ser muito mau para o país porque a independência estará em jogo e podemos terminar como colonizados pela ditadura comunista

BCP e o MAIOR FUNDO do MUNDO 01.03.2018

HOJE o NORGES BANK vendeu a totalidade da jeronimo martins e vai colocar todo esse $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ no MILENIUM BCP é que eles de IDIOTAS e de PARVOS não tÊM mesmo NADA eu faria o MESMO se tivesse o $$$$$$ que eles TÊM

Criador de Touros 01.03.2018

Por aqui é só tesos a querer comprar courato e bifana, que não têm dinheiro para o BCP.

o RPG está com ele todo ENCAVADO 01.03.2018

o RPG está com o BACAMARTE do NEGÃO todo encavado ele diz ao negro 1 , 2 , 3 e o negão PIMBA afinfa - lhe na BOLHA

ver mais comentários
pub