Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Fusão entre Abertis e Autostrade cria maior concessionária de auto-estradas do mundo

A Abertis e a Autostrade chegaram a acordo para realizarem uma fusão, que vai dar origem à maior concessionária de auto-estradas do mundo. No âmbito da operação, a empresa espanhola, que controla 10% da Brisa, compra a italiana por 12 mil milhões de euros

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 24 de Abril de 2006 às 00:20
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A Abertis e a Autostrade chegaram a acordo para realizarem uma fusão, que vai dar origem à maior concessionária de auto-estradas do mundo. No âmbito da operação, a empresa espanhola, que controla 10% da Brisa, compra a italiana por 12 mil milhões de euros.

A Abertis oferece uma das suas acções por cada uma da Autostrade, sendo que os accionistas da empresa italiana recebem ainda um dividendo especial de 3,75 euros.

A nova empresa, com um valor de mercado de 25 mil milhões de euros, terá sob gestão 6.713 quilómetros de auto-estradas na Europa e Estados Unidos e 13 aeroportos.

«A empresa oferece uma estrutra financeira equilibrada, que lhe dará uma notável capacidade para enfrentar novas oportunidades de investimento», refere um comunicado da Abertis, que é a segunda maior accionista da Brisa, com 10% do capital.

A Autostrade é controlada pela «holding» Schemavenototto, que é detida pela família italiana Benetton, através de uma participação superior a 50%. A concessionária de auto-estradas espanhola Abertis já é detentora de uma participação de 13,3% na Schemavenototto.

Esta «holding» ficará como maior accionista da nova empresa, com 25% do capital. O La Caixa e a ACS terão 14 e 13%, respectivamente.

A nova companhia terá a sede em Barcelona e será liderada por um espanhol, Salvador Alemany, que é o actual CEO da Abertis.

Esta nova fusão transfronteiriça será mais uma operação que poderá testar as relações políticas na União Europeia no que diz respeito a movimentos de concentração.

Outras Notícias