Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Galp assina dois contratos com a Eni para pesquisa de petróleo em Timor e Moçambique

A Galp Energia assinou hoje com a ENI dois contratos para a aquisição de 10% nas concessões de direitos de prospecção, pesquisa, desenvolvimento e produção de petróleo em cinco blocos em Timor e um em Moçambique, informou a petrolífera em comunicado à Com

Ana Filipa Rego arego@negocios.pt 26 de Abril de 2007 às 18:20
  • Partilhar artigo
  • ...

A Galp Energia assinou hoje com a ENI dois contratos para a aquisição de 10% nas concessões de direitos de prospecção, pesquisa, desenvolvimento e produção de petróleo em cinco blocos em Timor e um em Moçambique, informou a petrolífera em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A empresa portuguesa passa assim a deter 10% de cada consórcio, ambos operados pela ENI.

Segundo a mesma fonte, os blocos de Timor atribuem direitos de exploração em cinco áreas distintas, localizadas offshore, totalizando uma área conjunta de mais de 12.100 km2.

Estes blocos encontram-se em profundidades de água que vão dos 0 aos 2.000 metros. O período das concessões atribuídas é de sete anos para a fase de exploração e de 25 anos para a fase de produção.

Em Moçambique, o bloco, também localizado "offshore" em profundidades que atingem os 2.000 metros, tem uma área total de cerca de 17.000 Km2, um período de exploração de oito anos e de 30 anos para a fase de produção.

O consórcio para a exploração em Timor é constituído pela ENI (operadora com uma participação de 90%) e a Galp Energia (10%). Em Moçambique, o consórcio é constituído pela ENI (operadora com uma participação de 80%), a Galp Energia (10%) e a Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (10%).

As acções da Galp [galp pl] fecharam a cair 0,51% para os 7,82 euros.

Ver comentários
Outras Notícias