A carregar o vídeo ...
Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Galp assume controlo da espanhola BP Enértica por 30 milhões

A Galp Energia anunciou hoje que assumiu o controlo da BP Enértica, filial do Grupo BP de venda e distribuição de combustíveis ao domicílio em Espanha, numa aquisição que foi aprovada pelo Tribunal da Defesa da Concorrência e implicou um investimento de 3

Nuno Carregueiro nc@negocios.pt 20 de Outubro de 2004 às 17:09
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A Galp Energia anunciou hoje que assumiu o controlo da BP Enértica, filial do Grupo BP de venda e distribuição de combustíveis ao domicílio em Espanha, numa aquisição que foi aprovada pelo Tribunal da Defesa da Concorrência e implicou um investimento de 30 milhões de euros.

Este negócio tinha sido anunciado em Junho deste ano, mas o montante envolvido não tinha divulgado e aguardava a aprovação do Tribunal da Defesa da Concorrência. « A operação de compra formalizou-se depois da ratificação desta operação pelo Tribunal de Defesa da Concorrência e do pagamento pela Galp de trinta milhões de euros», refere um comunicado da Galp.

A Galp comprou 100% das acções da BP Enértica e integra nos seus quadros os 130 empregados da distribuidora de combustíveis, com os quais a Galp em Espanha passa a ter mais de mil pessoas nos seus quadros.

A Galp, que já possui em Espanha uma rede de 235 estações de serviço, «aumenta assim em 45 % a sua presença no mercado espanhol, com um volume de vendas de 1.812 milhões de toneladas de derivados petrolíferos», refere a mesma fonte.

Com esta aquisição a Galp vai vender gasolina e gasóleo (rodoviário, agrícola e de aquecimento), para a carteira de grandes e médios clientes da BP em Espanha. Neste mercado, a britânica controlava 30 mil «médios» clientes (urbanizações, agricultores e pequenas frotas) e 1.500 «grandes» clientes nos segmentos agrícolas e industrial.

A compra da BP Enértica e a sua inserção na carteira de negócios da Galp Empresas representa um aumento da quota da Galp neste segmento de 9% para 11%. A Galp ServiExpress, empresa onde será integrada a BP Enértica, operará com uma rede de 31 centros que abrangem a maior parte do território espanhol e uma frota própria de 52 camiões tanque.

A Galp estima fechar este exercício com um volume de vendas de 1.320 milhões de litros de gasóleos e 400 mil toneladas de produtos negros, face aos 568 milhões de litros de gasóleos e 310.000 toneladas de produtos negros, comercializados em Espanha ao longo de 2003.

A companhia acrescenta que «só as vendas de gasóleos da Galp Empresas em Espanha vão ultrapassar em 2005 o volume destes produtos comercializados pela Galp em território português». As vendas de produtos petrolíferos da Galp no mercado espanhol duplicaram nos últimos três anos.

Mais lidas
Outras Notícias