Energia Galp começa perfuração no mar do Alentejo este Verão

Galp começa perfuração no mar do Alentejo este Verão

A petrolífera vai iniciar a perfuração na costa portuguesa em parceria com a italiana Eni, anunciou a empresa esta terça-feira.
Galp começa perfuração no mar do Alentejo este Verão
Miguel Baltazar/Negócios
André Cabrita-Mendes 15 de março de 2016 às 11:35

A Galp vai dar início à pesquisa de petróleo no mar do Alentejo este ano. A entrada em operação do primeiro poço exploratório vai ter lugar este Verão.

 

"Para nós é muito excitante que esta seja a primeira exploração em águas ultra-profundas em Portugal", disse o director executivo para o petróleo da Galp, Thore Kristiansen, durante o Capital Markets Day em Londres esta terça-feira, 15 de Março.

 

A perfuração vai ter lugar a 80 quilómetros ao largo de Sines, nas águas ultra-profundas do Alentejo. A petrolífera italiana Eni detém 70% deste consórcio com os restantes 30% a pertencer à Galp.

 

Ao mesmo tempo, a a companhia está a pesquisar por petróleo na bacia do Potiguar no Brasil, onde descobriu petróleo na área do Pitu em 2015. Já na restante área espera realizar mais testes nos restantes blocos ao longo de 2016 e 2017.

 

Em São Tomé e Príncipe, a Galp (liderada por Carlos Gomes da Silva, na foto) está a realizar as primeiras explorações nas águas ultra-profundas do país lusófono. Nos próximos anos, pretende realizar testes sísmicos ao largo de São Tome e Príncipe.

O jornalista viajou para Londres a convite da Galp




pub

Marketing Automation certified by E-GOI