Energia Gasolina vai ter a descida mais forte em dois anos

Gasolina vai ter a descida mais forte em dois anos

Os combustíveis vão registar descidas acentuadas na próxima semana, depois de os derivados de petróleo terem caído mais de 6%. OS preços deverão descer pela quinta semana consecutiva, o que corresponde ao maior período desde Junho do ano passado.
Gasolina vai ter a descida mais forte em dois anos
Nuno Carregueiro 16 de fevereiro de 2018 às 13:50

Os preços dos combustíveis vão registar uma queda acentuada nos postos de abastecimento em Portugal a partir da próxima segunda-feira, 19 de Fevereiro, reflectindo a forte desvalorização das matérias-primas nos mercados, já que a variação cambial foi diminuta.

 

De acordo com as cotações da Bloomberg, a tonelada métrica da gasolina registou uma descida superior a 7% na semana passada, tendo em conta a cotação em euros. Já o gasóleo registou uma descida ligeiramente inferior, com a tonelada métrica a cair 6,5%.

 

Estas fortes quedas nas cotações do gasóleo e da gasolina nesta semana ocorreram apesar do petróleo ter valorizado nas últimas sessões. O Brent em Londres negoceia esta sexta-feira nos 64,53 dólares na bolsa de Londres, o que corresponde a uma subida de 2,8% face ao valor de sexta-feira passada.

 

A queda dos combustíveis nos mercados reflecte sobretudo o aumento da oferta das refinarias norte-americanas, numa altura em que os Estados Unidos estão a produzir a matéria-prima a um nível recorde.   

 

Os cálculos do Negócios apontam para que as cotações registadas nas últimas sessões se traduzam numa queda 3 cêntimos no preço de venda do litro da gasolina em Portugal. Quanto ao gasóleo, perspectiva-se uma descida de preços de 2,5 cêntimos por litro.

 

A confirmarem-se estas descidas, o tombo no preço do gasóleo será o mais acentuado desde Junho de 2017. Já no caso da gasolina este será a mais forte desde Janeiro de 2016. 

 

A próxima semana será a quinta consecutiva de descida nos preços do gasóleo em Portugal, o que representa a maior série de descidas desde Junho do ano passado. Já no caso da gasolina, esta será a terceira semana consecutiva de quedas. 

 

Esta semana o gasóleo simples em Portugal está a ser vendido a um preço médio de 1,297 euros por litro, pelo que deverá baixar para a casa dos 1,27 euros. Quanto à gasolina simples, é vendida a 1,505 euros e deverá baixar para a casa dos 1,47 euros.