Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Gazprom usa futebol para melhorar a imagem 

Será o futebol a melhor forma de melhorar a imagem de uma empresa? A Gazprom acredita que sim. Por isso tem investido milhões de dólares a patrocinar a pouco conhecida equipa alemã FC Schalke de Gelsenkirchen.

Ana Luísa Marques anamarques@negocios.pt 27 de Março de 2007 às 18:30
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

Será o futebol a melhor forma de melhorar a imagem de uma empresa? A Gazprom acredita que sim. Por isso tem investido milhões de dólares a patrocinar a pouco conhecida equipa alemã FC Schalke de Gelsenkirchen.

"No ‘marketing’, existe uma sequência natural de ‘conhece, ama, compra’. Actualmente a Gazprom é conhecida do público mas temos que o ensinar a amá-la", diz o presidente da unidade alemã da empresa russa citado pelo "site" da BBC. A melhor forma parece ser o futebol e Gelsenkirchen o melhor local. É que os adeptos do FC Schalke são verdadeiros amantes de futebol e da sua equipa.

A imagem da Gazprom sofreu um sério revés depois da empresa ter suspendido o fornecimento de gás à Ucrânia, afectando diversos países europeus, entre os quais a França e a Alemanha.

A Alemanha usa mais gás proveniente da Rússia do que qualquer outro país do leste europeu. Mas os habitantes de Gelsenkirchen, uma antiga cidade mineira da região do Ruhr, não parecem muito satisfeitos com esta dependência energética. "O governo russo, através das suas empresas estatais, tem pressionado países como a Ucrânia, a Lituânia e a Letónia. Porque é que não podem fazer o mesmo com a Alemanha?", pergunta um habitante da cidade alemã.    

Ver comentários
Outras Notícias