Empresas Google ultrapassa Apple como marca mais valiosa em ranking dominado pelas tecnológicas

Google ultrapassa Apple como marca mais valiosa em ranking dominado pelas tecnológicas

As empresas tecnológicas monopolizam o pódio e é o sector mais representado. Uma em cada seis das marcas mais valiosas do mundo é deste sector.
Bloomberg Bloomberg Bloomberg Bloomberg Bloomberg Bloomberg Reuters Bloomberg Bloomberg Bloomberg
Negócios 21 de maio de 2014 às 14:27

O líder das marcas mais valiosas do mundo mudou este ano, pela primeira vez em três anos. A Google ultrapassou a Apple e passou a ser a marca mais valiosa do mundo em 2014, avaliada 115 mil milhões de dólares (135 mil milhões de euros). A empresa liderada por Larry Page regressa assim ao topo, depois de ter sido destronada, em 2011, pela Apple. 

 

Os dados da agência Millward Brown revelam o domínio do sector tecnológico, sendo o pódio monopolizado por empresas deste sector. A IBM conservou o terceiro lugar e fecha o pódio, tal como em 2013. Os Estados Unidos dominam o top-10 das marcas mais valiosas do mundo.

 

Por sectores, as tecnológicas reúnem mais marcas (16) no top-100. Uma em cada seis empresas pertence a este sector. A banca coloca 14 empresas e o sector das telecomunicações marca 10 lugares.

 

No sobe e desce das marcas, as maiores escaladas pertenceram à BT (30 lugares), DHL (25 lugares), Ikea (24 lugares), Yahoo (23 lugares) e Nike (22 lugares. As maiores quedas foram protagonizadas pela Intel (25 lugares), China Life (24 lugares), Agricultural Bank of China (17 lugares), e, com 14 lugares, a eBay e a MTN.

 

O estudo da Millward Brown nota uma subida de 12% no valor global das 100 marcas entre 2013 e 2014 para 2,9 biliões de dólares. O sector tecnológico e o aumento da confiança dos consumidores são apontados como principais factores para o aumento do valor das marcas.

 

A agência nota que entre o início da publicação do "ranking" (2006) e 2014 o valor global entre as empresas mais valiosas praticamente duplicou. Neste período, a Google foi a que mais vezes conquistou o primeiro lugar. Foram cinco o número de anos que a Google liderou o ranking, primeiro entre 2007 e 2010 e em 2014. A Apple liderou entre 2011 e 2013. E, no primeiro ano desta lista, a Microsoft estava no primeiro lugar do pódio. Actualmente esta empresa encontra-se em quarto lugar.

 

O relatório da Millward Brown descreve ainda para o perfil de consumidores nascidos entre 1981 e 1999: "bebem cerveja artesanal, fazem compras e utilizam serviços bancários num dispositivo móvel, privilegiam água vitaminada a uma cola e comem fast-food saudável". O documento indica ainda que estas pessoas "não adquirem um carro ou não compram um seguro automóvel por falta de dinheiro ou porque preferem partilhar a viatura." 

 
Top 10 das marcas mais valiosas
1 - Google (158,8 mil milhões de dólares);
2 - Apple (147,8 mil milhões de dólares);
3 - IBM (107,5 mil milhões de dólares);
4 - Microsoft (90,2 mil milhões de dólares);
5 - McDonalds (85,7 mil milhões de dólares);
6 - Coca-Cola (80,7 mil milhões de dólares);
7 - Visa (79,2 mil milhões de dólares);
8 - AT&T (77,9 mil milhões de dólares);
9 - Marlboro (67,3 mil milhões de dólares);
10 - Amazon (64,2 mil milhões de dólares)



Saber mais e Alertas
pub