Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Google investe mil milhões de dólares em satélites para espalhar internet

A empresa de Larry Page vai gastar mil milhões de dólares em satélites para espalhar internet nos locais mais remotos, no âmbito do "Project Loon".

Negócios 02 de Junho de 2014 às 11:37
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

A Google pretende que a internet chegue aos locais mais remotos do mundo. Para concretizar esse objectivo, a empresa liderada por Larry Page vai investir mil milhões de dólares (733 milhões de euros) em 180 pequenos satélites, de acordo com a notícia do "The Wall Street Journal" desta segunda-feira, 2 de Junho.

 

Esta empreitada será liderada por Greg Wyler, antigo responsável tecnológico da "start-up" O3b, empresa especializada em satélites de telecomunicações.

 

O lançamento destes equipamentos será feito no âmbito do "Project Loon". A 14 de Abril, a empresa anunciou a compra da "start-up" Titan Aerospace, conhecida pelo desenvolvimento de veículos não tripulados movidos a energia solar – vulgarmente conhecidos como "drones".

 

O consultor da TMF Associates, Tim Farrar, espera que a construção destes satélites seja complementar à utilização dos "drones". Citado pela mesma fonte, Farrar indica que estes veículos oferecem maior qualidade de serviço em áreas mais pequenas, enquanto os satélites poderão oferecer maior cobertura, embora com menos capacidade de internet. Espera-se que os "drones" possam substituir os balões, considerados menos fiáveis e mais susceptíveis a alterações climáticas.

 

Além da Google, o Facebook também pretende que as populações mais remotas tenham acesso à internet. No final de Março de 2014, a rede social anunciou que pretende utilizar "drones", através do projecto "internet.org".

Ver comentários
Saber mais Google Larry Page Project Loon Internet
Outras Notícias