Notícia
Google perde terreno na liderança do mercado norte-americano
No mês de Dezembro, a Google viu a sua dominância no mercado de buscas norte-americano registar a maior queda mensal desde 2009. Em contrapartida, a Yahoo registou o maior ganho de quota de mercado que beneficiou do facto de a Google ter deixado de estar predefinida como motor de busca da Firefox.
O maior motor de busca do mundo registou, no passado mês de Dezembro, a maior quebra mensal de quota no mercado norte-americano desde 2009. Em paralelo a esta perda da Google, a Yahoo registou o maior ganho de quota de mercado de sempre.
A agência Bloomberg refere que, segundo dados compilados pela empresa StatCounter, a fatia de mercado dominada pela Google nos Estados Unidos recuou em Dezembro para 75,2%, que compara com os 79,3% registados no período homólogo. O que deixa a Google com a menor quota no mercado dos Estados Unidos pelo menos desde 2008, altura em que a StatCounter iniciou a análise destes dados.
Em sentido oposto, o motor de busca Yahoo saltou de 7,4% de quota de mercado para 10,4%, naquele que é o maior ganho de fatia de mercado da empresa. A Yahoo beneficiou do acordo feito em Novembro com o Firefox, no qual substituiu a Google como motor de busca predefinido do "browser" de internet conhecido pela raposa.
Os utilizadores do Firefoz representavam, em Dezembro, um pouco mais de 12% dos utilizadores de internet nos Estados Unidos.