Empresas Governo quer concursos internacionais na nomeação de gestores públicos

Governo quer concursos internacionais na nomeação de gestores públicos

As empresas públicas vão ter um novo sistema de recrutamento ao nível da administração.
Governo quer concursos internacionais na nomeação de gestores públicos
Lusa
Alexandra Machado 27 de outubro de 2019 às 09:30
O Governo que tomou posse este sábado pretende selecionar os gestores para as empresas públicas através de empresas especializadas.

No programa que apresentou ao Parlamento, e que vai ser debatido quarta e quinta-feira, pouco se fala do setor empresarial do Estado e os compromissos assumidos são os mesmos que estavam já plasmados no programa eleitoral do PS.

Assim, o Governo pretende que "o processo de seleção dos conselhos de administração [das empresas públicas] sustentar-se-á em mecanismos de mercado, nomeadamente na abertura de concursos internacionais coadjuvados por empresas especializadas". 

O Governo destaca a evolução que este setor empresarial teve nos últimos anos, com a melhor em mais de mil milhões de euros dos resultados. Por isso, diz, "para continuar nesta senda, os mecanismos de monitorização e controlo, por exemplo os Planos de Atividades e Orçamento e o papel ativo dos conselhos fiscais, serão mais potenciados porque criam uma cultura de responsabilização de todos os atores". 

Nada é referido no programa quanto aos serviços postais, que têm o contrato de concessão a terminar e que precisa de ser negociado. Além disso, o Bloco de Esquerda tem forçado o tom na necessidade de se reprivatizar os Correios.

Também não é referido no programa qualquer outra das empresas em específico, nomeadamente a TAP.

Apenas se reafirma, tal como já constava no programa eleitoral do PS, que tem de se "reavaliar e repensar a organização do modelo de gestão das infraestruturas ferroviária e rodoviária e a sua relação com os operadores de serviços". O mesmo é dizer que estará em causa repensar a fusão da Refer com a IP, conforme, aliás, já foi noticiado pelo Público.



Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI