Banca & Finanças Governo rejeita propostas pelo banco da Caixa no Brasil

Governo rejeita propostas pelo banco da Caixa no Brasil

O Executivo considera que não foram reunidas as condições para a aceitação de qualquer das propostas vinculativas apresentadas pelo banco da CGD no Brasil.
Governo rejeita propostas pelo banco da Caixa no Brasil
Tiago Petinga
Rita Atalaia 15 de maio de 2020 às 20:02
O Governo rejeitou as propostas vinculativas apresentadas pelo banco da Caixa Geral de Depósitos (CGD) no Brasil. A decisão foi tomada esta sexta-feira em Conselho de Ministros.

"Foi aprovado o projeto de resolução que determina a rejeição das propostas apresentadas no processo de alienação das ações representativas do capital social da sociedade do Banco Caixa Geral - Brasil", refere o Executivo, num comunicado divulgado esta sexta-feira.

De acordo com o Governo, "esta decisão foi tomada após a análise do relatório apresentado pela Caixa Geral de Depósitos e a respetiva fundamentação, no sentido de não se encontrarem reunidas as condições para a aceitação de qualquer das propostas vinculativas apresentadas, considerando que nenhuma delas salvaguarda de modo adequado e permanente os interesses patrimoniais da CGD e a concretização dos objetivos subjacentes ao processo de alienação".

Paulo Macedo, presidente executivo da CGD, já tinha afirmado, na conferência de imprensa de resultados para o primeiro trimestre, que queria lançar um novo processo de venda do banco que detém no Brasil. "Todos sabemos a situação que o Brasil atravessa. O que entendemos, e fizemos uma proposta [ao acionista Estado] nesse sentido, é que haveria vantagem de termos a possibilidade de auscultar outras entidades", revelou o gestor.


Na corrida estava o Banco Luso-Brasileiro, do grupo Amorim, o Banco ABC Brasil e o fundo Artesia. A venda do Banco Caixa Geral no Brasil "é um dos objetivos do plano estratégico", relembrou Paulo Macedo. Ainda assim, garantiu que a Direção-Geral da Concorrência europeia "percebe muito bem que a Caixa não está numa situação em que tenha de vender a todo o custo".


(Notícia atualizada com mais informação.)



Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI