Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Governo avalia transferência de 4 mil milhões de dívida da CP para o Estado

Mesmo que a inclusão da empresa nas contas públicas não se verifique, o “Público” explica que a operadora ferroviária só ficará com parte do passivo que for capaz de pagar.

Negócios 24 de Abril de 2014 às 10:56
  • Assine já 1€/1 mês
  • 4
  • ...

O Governo está a avaliar a hipótese de transferir para o Estado a dívida de 4.000 milhões de euros da CP. Segundo o jornal “Público” desta quinta-feira, o Executivo deverá fechar uma solução definitiva com a troika durante esta 12ª avaliação.

 

Mesmo que a inclusão da empresa nas contas públicas não se verifique, o jornal explica que a operadora ferroviária só ficará com parte do passivo que for capaz de pagar. A dívida da CP representa quase o mesmo valor que o Estado arrecadou com as recentes privatizações da ANA, EDP e REN.

 

O “Público” apurou também que a reclassificação da CP este ano é considerada provável pelo Executivo, embora ainda esteja em avaliação e em discussão com a autoridade estatística europeia, o Eurostat.

 

Até ao início deste ano, o Governo afastava esta possibilidade, suportado no facto de a reestruturação da empresa ter permitido equilibrar o rácio entre os custos operacionais e as receitas próprias.

 

Ver comentários
Saber mais Governo CP ANA EDP economia negócios e finanças ferrovia governo estado dívida
Mais lidas
Outras Notícias