Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Governo russo inicia leilão dos activos da Yukos

O Governo russo iniciou hoje o leilão dos activos da petrolífera Yukos, avaliados em 26,8 mil milhões de dólares. A empresa estatal Rosneft venceu a sua rival TNT-BP ao comprar 9,44% da Yukos na própria Rosneft por 7,6 mil milhões de dólares.

Ana Luísa Marques anamarques@negocios.pt 27 de Março de 2007 às 12:04
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O Governo russo iniciou hoje o leilão dos activos da petrolífera Yukos, avaliados em 26,8 mil milhões de dólares (20,1 mil milhões de euros). A empresa estatal Rosneft venceu a sua rival TNT-BP ao comprar 9,44% da Yukos na própria Rosneft por 7,6 mil milhões de dólares (5,7 mil milhões de euros).

O Fundo de Bens Federais da Rússia (RFFI) iniciou hoje o primeiro leilão, num só lote, da participação de 9,44% da Yukos na Rosneft. A Razvitiye, subsidiária da Rosneft, pagou 198 milhões de rublos (5,7 mil milhões de euros) por esta participação, valor que ficou 100 milhões de dólares (75,2 milhões de euros) acima do preço inicial e 12% abaixo do valor de mercado.

O leilão vão continuar no próximo dia 4 de Abril com a venda da participação de 20% da Yukos na Gazprom.

"A Rosneft vai conseguir a maioria dos activos da Yukos, numa altura em que a empresa prevê ser uma das maiores petrolíferas do mundo no prazo de cinco anos", diz Chris Weafer, analista do Alfa Bank.

Outras Notícias