Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Greve da Iberia suspensa após pré-acordo com os sindicatos

Sinidcatos da Iberia suspendem greve depois de se ter alcançado um pré-acordo com os principais sindicatos da companhia aérea.

Dona da British Airways e Iberia aumenta prejuízos no primeiro trimestre
Rita Dias Baltazar rbaltazar@negocios.pt 17 de Dezembro de 2012 às 14:35

A greve convocada pelos principais sindicatos da Iberia foi suspensa, depois de ter sido alcançado um pré-acordo com a companhia aérea espanhola.

 

Neste pré-acordo a Ibéria aceitou utilizar o Expediente de Regulação de Emprego (ERE) (usado em Espanha para despedimentos colectivos), como ferramenta prioritária, antes dos despedimentos.

 

Entre as propostas apresentadas pelos sindicatos à companhia aérea está a não segregação das áreas de manutenção e “handling”, segundo o “El Economista” que cita fontes sindicais.

 

A companhia aérea ter-se-á mostrado disponível para negociar um plano de crescimento até 2017, levando os sindicados a acreditar que esta aproximação entre a empresa e os sindicatos pode significar que as negociações passem “de vermelho a laranja”.

 

Da parte da Iberia, o director de recursos humanos, José Luis Romero, afirmou que a companhia está “muito satisfeita” com o pré-acordo conseguido com os sindicatos. Romero acrescentou que a Ibéria estará dispostar a alargar o prazo das negociações, marcado para 31 de Janeiro.

 

A Iberia garantiu que as negociações passarão a decorrer com “máxima flexibilidade” tendo em vista melhorar a situação da companhia.

 

Quanto ao papel do governo espanhol nas negociações, Romero explicou que os líderes espanhóis pediram “esforços” e que a Iberia tem tentado responder aos pedidos da socidade.

 

 

Ver comentários
Saber mais Iberia aviação Espanha
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio