Notícia
Greve da Iberia suspensa após pré-acordo com os sindicatos
Sinidcatos da Iberia suspendem greve depois de se ter alcançado um pré-acordo com os principais sindicatos da companhia aérea.
- 1
- ...
A greve convocada pelos principais sindicatos da Iberia foi suspensa, depois de ter sido alcançado um pré-acordo com a companhia aérea espanhola.
Neste pré-acordo a Ibéria aceitou utilizar o Expediente de Regulação de Emprego (ERE) (usado em Espanha para despedimentos colectivos), como ferramenta prioritária, antes dos despedimentos.
Entre as propostas apresentadas pelos sindicatos à companhia aérea está a não segregação das áreas de manutenção e “handling”, segundo o “El Economista” que cita fontes sindicais.
A companhia aérea ter-se-á mostrado disponível para negociar um plano de crescimento até 2017, levando os sindicados a acreditar que esta aproximação entre a empresa e os sindicatos pode significar que as negociações passem “de vermelho a laranja”.
Da parte da Iberia, o director de recursos humanos, José Luis Romero, afirmou que a companhia está “muito satisfeita” com o pré-acordo conseguido com os sindicatos. Romero acrescentou que a Ibéria estará dispostar a alargar o prazo das negociações, marcado para 31 de Janeiro.
A Iberia garantiu que as negociações passarão a decorrer com “máxima flexibilidade” tendo em vista melhorar a situação da companhia.
Quanto ao papel do governo espanhol nas negociações, Romero explicou que os líderes espanhóis pediram “esforços” e que a Iberia tem tentado responder aos pedidos da socidade.