Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Guia: Tem um projecto e precisa de financiamento?

Já é possível inscrever-se no "ponto de encontro" entre empreendedores e investidores. Chama-se Portal Europeu dos Projectos de Investimento e quer apoiar projectos de várias áreas.

Ana Laranjeiro alaranjeiro@negocios.pt 18 de Março de 2016 às 11:04
  • Partilhar artigo
  • 2
  • ...
O que é o Portal Europeu para Projectos de Investimento ?
Foi lançado o Portal Europeu para Projectos de Investimento (EIPP, na sigla inglesa), uma espécie de "montra" de projectos que queiram investimento. A Comissão Europeia, impulsionadora desta plataforma, descreve-a como o "ponto de encontro" entre empreendedores e investidores. A informação disponibilizada refere que esta página quer "permitir aos promotores de projectos na Europa - públicos ou privados - que alcancem potenciais investidores mundiais". Esta iniciativa integra-se no Plano de Investimento para a Europa.

Tenho um projecto. Como sei se o projecto é elegível?
Bruxelas explica que os projectos que vão ser admitidos à publicação neste portal, que são portanto elegíveis, têm de cumprir os seguintes critérios: terem um custo total de, pelo menos, dez milhões de euros; serem do âmbito dos sectores considerados de elevado valor económico acrescentado; arrancarem dentro de três anos após a submissão do projecto; serem promovidos por uma entidade - pública ou privada - estabelecida num Estado-membro da União Europeia (UE); e ser compatível com as leis nacionais e da UE.

Quais são os sectores de elevado valor económico acrescentado?
Os sectores considerados, pela Comissão Europeia, como tendo um elevado valor económico acrescentado são de cinco grandes áreas que dividem-se em outras categorias. Os sectores são: conhecimento e economia digital, energia (inclui áreas como a produção de energias renováveis e convencionais, eficiência energética e pesquisa e desenvolvimento na área da energia), transportes, infra-estruturas sociais (que integra áreas como saúde, educação, turismo e cultura) e, por fim, recursos e ambiente.

Onde posso inscrever-me?
Os promotores de projectos que queiram inscrever-se podem dirigir-se ao sítio deste portal (http://ec.europa.eu/priorities/european-investment-project-portal-eipp_en) e descarregarem o respectivo formulário para esse efeito. As candidaturas, de acordo com a informação disponibilizada, podem ser feitas na língua materna.

Sou investidor. Quando posso conhecer os projectos?
A informação dada pela Comissão Europeia, neste portal, indica que os primeiros projectos vão estar disponíveis nas próximas semanas. Esta página vai funcionar como "plataforma de informação" permitindo aos investidores encontrarem assim projectos que lhes possam interessar.

Ver comentários
Saber mais Portal Europeu dos Projectos de Investimento; empreendedores; investidores; EIPP; Comissão Europeia
Outras Notícias