Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Holcim aliena mais 1,1 milhões de acções da Cimpor

A Holcim alienou mais 1,1 milhões de acções da Cimpor a 23,20 euros por cada título num negócio realizado na parte da manhã na Bolsa nacional, apurou o Negocios.pt.

Bárbara Leite 24 de Maio de 2002 às 14:38
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...
A Holcim alienou mais 1,1 milhões de acções da Cimpor a 23,20 euros por cada título num negócio realizado na parte da manhã na Bolsa nacional, apurou o Negocios.pt.

Na parte da manhã, foi concretizada uma passagem de 1,1 milhões de acções, ou 0,8% do capital da Cimpor, que teve como parte vendedora a cimenteira suíça, que já tinha anunciado a sua intenção em reduzir no capital da Cimpor, segundo apurou o Negocios.pt.

Este negócio envolve um encaixe financeiro de 25,52 milhões de euros que será utilizado pela cimenteira suíça no desenvolvimento da sua actividade.

Na passada quarta-feira foi transaccionado um lote superior a 6 milhões de títulos da Cimpor, num negócio em que a Holcim não esteve envolvida.

Contactada fonte oficial da cimenteira em Portugal, não estava disponível para confirmar esta informação.

Com esta operação, a Holcim passa a controlar 9,02% do capital da Cimpor [CIMP], após na semana passada ter vendido em Bolsa 323.314 acções, reduzindo a participação no capital da cimenteira nacional para 9,84%.

A Holcim pretende passar a deter cerca de 5% do capital da cimenteira, sendo que a redução será efectuada por várias fases.

Na sessão de hoje, a Bolsa nacional protagonizou também a transacção de dois blocos de acções da Semapa [SEMA], rival da Cimpor que levaram os operadores de mercado a imputarem esta venda à própria família Queirós Pereira, que entretanto negou, ou à Cimpor, após um eventual entendimento entre as duas cimenteiras.

Segundo apurou o Negocios.pt, estas transacções de dois blocos num total de 8,06 milhões de acções, um a 5,08 euros por cada título e, outro a 5,07 euros, não está relacionada com a passagem de acções da Cimpor.

O negócio de acções da Semapa representa a mudança de mãos de 6,81% do capital daquela cimenteira, o que implicou um investimento de 40,92 milhões de euros.

Após a negociação destes negócios, a Semapa atingiu o máximo das últimas 52 semanas nos 5,09 euros.

As acções da Semapa cotavam a cair 3,2% para os 4,84 euros, enquanto a Cimpor cotava nos 21,80 euros, a subir 3,86%.

Outras Notícias