Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Honório acusa Banco de Portugal de mudar projecto para Novo Banco

O antigo administrador do Novo Banco diz que o modelo de venda em dois anos do Novo Banco era uma proposta "diferente" da que foi feita no início de Agosto, quando nomeado para a instituição. "Não estávamos perante um projecto. Estávamos perante uma tarefa".

Miguel Baltazar/Negócios
  • Partilhar artigo
  • 2
  • ...

O modelo de futuro do Novo Banco era um no início de Agosto de 2014. Diferente daquele que se concretizou e que ficou definido pouco tempo depois. A garantia foi dada por José Honório, que disse que foi por isso que abandonou a administração daquele banco herdeiro do BES, como fez Vítor Bento.

 

Aceitando ser administrador do Novo Banco – como tinha acontecido com o BES duas semanas antes –, em Agosto de 2014, a proposta era que o banco de transição fosse "reestruturado", com uma "nova base accionista privada, com recurso a investidores âncora e com dispersão em bolsa". Aliás, no fim-de-semana da resolução, houve uma alteração ao regime legislativo sobre a banca que permite essa venda por vários accionistas no mercado bolsista.

 

Mas as "coisas evoluíram de forma diferente". "O modelo de alienação afastou-se daquele que nos tinha sido confiado", disse José Honório na comissão parlamentar de inquérito à gestão do BES e do GES. E, aí, só ficou na instituição pelo "espírito de missão" - a mesma que o tinha levado ao BES em Julho, para suceder à equipa de administração de Salgado. "Não estávamos perante um projecto. Estávamos perante uma tarefa", disse.  

 

O Banco de Portugal tem dito que não poderia fazer uma proposta diferente do que a de vender o Novo Banco até Agosto de 2016, dois anos após a resolução. O regulador defende que essa alienação é obrigatória por lei. Neste momento, o processo de venda da instituição que herdou os activos e passivos saudáveis do BES segue em frente. Foram entregues 17 manifestações de interesse. Espera-se para breve a entrega das propostas.

Ver comentários
Saber mais Novo Banco José Honório BES Vítor Bento Banco de Portugal comissão de inquérito
Outras Notícias