Turismo & Lazer Hotéis com melhor primeiro semestre em mais de uma década

Hotéis com melhor primeiro semestre em mais de uma década

Os hoteleiros estão satisfeitos com o desempenho de Janeiro a Junho. Há mais quartos ocupados, a preços mais caros, com maiores receitas para os empresários. Os alemães lideram as dormidas entre os estrangeiros.
Hotéis com melhor primeiro semestre em mais de uma década
Wilson Ledo 30 de agosto de 2016 às 17:23

O primeiro semestre de 2016 "foi o melhor dos últimos 12 anos" em taxa de ocupação, preço médio por quarto e receita média por turista. A conclusão foi revelada esta terça-feira, 30 de Agosto, pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP).

Até Junho, a taxa de ocupação foi 63,2%, subindo 3,4 pontos percentuais em termos homólogos (59,8%). Se existiram mais quartos ocupados, estes custaram mais aos hóspedes: o preço médio por quarto ocupado situou-se nos 72,3 euros, com um crescimento de 6,3%.


Com cada quarto ocupado, os hotéis nacionais atingiram uma receita de 45,69 euros, uma evolução de 12,2%.


Os turistas também gastaram mais nesta modalidade de alojamento, com a receita média mensal a aumentar 7% para os 107 euros. A estada média manteve-se nos 1,88 dias no primeiro semestre. 


A maioria das dormidas deveu-se a motivos de lazer, recreio e férias. Em cada quatro dormidas, uma foi portuguesa e três de estrangeiros. A Alemanha assume a liderança (17%), seguida no pódio pelo Reino Unido (15%) e França (7%).


"Em termos absolutos, como habitualmente, Junho foi o melhor mês do semestre, mas em termos de variação homóloga, os meses de Março e Maio registaram os maiores crescimentos", explicou a presidente executiva da AHP, Cristina Siza Vieira, em comunicado.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI