Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Índice de produção industrial acelera em Maio

O índice de produção industrial em Portugal registou uma taxa de variação de 1,6% em Maio, em termos homólogos, contra 0,6% no mês anterior.

Negócios negocios@negocios.pt 30 de Junho de 2010 às 11:49
  • Partilhar artigo
  • 1
  • ...
O índice de produção industrial em Portugal registou uma taxa de variação de 1,6% em Maio, em termos homólogos, contra 0,6% no mês anterior.

Os dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) indicam assim uma recuperação do sector industrial. Em termos mensais, este índice diminuiu 0,6%, mas foi contudo superior em 4,1 pontos percentuais à variação verificada em Abril.

Segundo o relatório do INE, a secção das indústrias transformadoras apresentou uma variação homóloga de 1,9%, contra 0,4% no mês anterior, tendo sido determinante para o índice total.

O agrupamento de bens intermédios registou o contributo mais influente para a variação positiva do índice agregado (1,7%), ainda que a taxa de variação deste agrupamento tenha sido inferior à verificada em Abril (4,8% em Maio e 5,3% no mês anterior).

O agrupamento de energia passou de uma taxa de variação negativa de 0,8% em Abril para uma variação positiva que se situou em 1,7% em Maio, tendo originado um contributo de 0,3% para a variação do índice agregado.

A variação homóloga do agrupamento de bens de investimento passou de -2,1% em Abril para -4,3% em Maio, dando origem a um contributo de -0,5%.

Ver comentários
Outras Notícias