Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

ICE quer vender 30% da Euronext antes de dispersar capital em bolsa

O grupo que é dono das bolsas de Lisboa, Amesterdão e Paris vai alienar 30% da unidade europeia da NYSE Euronext, antes da oferta pública inicial que vai lançar a operadora do mercado na bolsa.

Hugo Paula hugopaula@negocios.pt 06 de Janeiro de 2014 às 18:30
  • Partilhar artigo
  • ...

A Intercontinental Exchange (ICE) quer vender 30% da Euronext antes da oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) com que pretende dispersar o capital da operadora de mercados de acções em bolsa, segundo a Bloomberg que cita três fontes próximas da operação.

 

O regulador terá de aprovar qualquer participação superior a 10% e a ICE terá de manter 25% da cotada, a menos que os investidores sejam de longo prazo.

 

A regulação sobre a actividade de negociação electrónica de alta frequência e perspectiva de imposto sobre as transacções levou o grupo a querer vender a unidade europeia do grupo. A Intercontinental Exchange é dona da NYSE Euronext mas pretende vender a unidade europeia do grupo, que opera bolsas como a de Lisboa, Amesterdão e Paris.

 

A avaliação da empresa é de 1,5 a 1,8 mil milhões de euros, segundo a agência que cita a estimativa da própria Euronext. A operadora foi vendida à NYSE Group, que foi depois comprado pela ICE, em Dezembro de 2012, que, por sua vez, anunciou que iria alienar a unidade europeia quando concluísse a compra da NYSE Group.

 

Os potenciais compradores da Euronext são bancos europeus e gestoras de fundos, segundo a empresa. “Uma solução europeia tem como finalidade assegurar que a Euronext continua a ser europeia, com accionistas europeus”, explicou o analista da corretora RBC Capital Markets, Peter Lenardos, à Bloomberg.

 

“As exigências do regulador para com o detentor da bolsa e as actuais propostas para taxar as transacções e limitar a negociação de alta frequência devem ser os motivos por que a ICE não está interessada em manter o activo”, concluiu Lenardos.

Ver comentários
Saber mais Intercontinental Exchange Euronext NYSE Euronext ICE Informação sobre empresas bolsa mercado e câmbios economia negócios e finanças
Outras Notícias