Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Incumprimento no crédito à habitação em Portugal já supera os 2%

O valor dos incobráveis continua a aumentar entre as famílias e empresas. E no segmento de habitação, o malparado é já superior a 2% do total dos empréstimos concedidos.

Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 10 de Dezembro de 2012 às 13:09
  • Assine já 1€/1 mês
  • 1
  • ...

O crédito malparado total referente a particulares ascendeu a 5,03 mil milhões de euros, em Outubro, o que corresponde a 3,73% do total dos financiamentos concedidos, de acordo com os dados divulgados pelo Banco de Portugal. É no crédito ao consumo e nos empréstimos para outros fins (onde se inclui educação, energia e empresários por conta própria) que se verificam níveis de incumprimento mais elevados – 11,40% e 11,44%, respectivamente.

Já o crédito malparado no segmento de habitação continua a representar uma fatia mais pequena. São 2,2 mil milhões ou 2,02% do total dos empréstimos para este destino. Ainda assim, este patamar corresponde a um novo máximo histórico.

Em máximos está também o incumprimento entre as empresas que, em Outubro, atingiu os 9,97% do total dos empréstimos, segundo a mesma fonte.

O crédito malparado entre empresas e famílias tem vindo a aumentar, numa altura em que a economia está em recessão, o desemprego aumentou e muitas famílias viram reduzidos os seus rendimentos.

Ver comentários
Saber mais crédito empréstimos incumprimento malparado banca Banco de Portugal
Mais lidas
Outras Notícias