Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Investidores russos tomam 20% do banco angolano Atlântico

O Banco Privado Atlântico, instituição angolana com ligações à Sonangol e que está presente em Portugal, vai fundir-se com o Banco VTB África, de origem russa. O grupo oriundo da Rússia e o conglomerado industrial russo Rostec vão ficar com 20% da nova instituição, que será designada de Atlântico.

46.º- Carlos Silva
Nova entrada na lista dos Poderosos. Angolano é voz activa na vida do BCP.
Negócios negocios@negocios.pt 26 de Fevereiro de 2014 às 19:55
  • Assine já 1€/1 mês
  • 3
  • ...

O grupo financeiro russo VTB e o conglomerado industrial russo Rostec vão tomar 20% do banco angolano Atlântico, na sequência da fusão desta instituição com o Banco VTB África, acordada esta quarta-feira, 26 de Fevereiro. O banco resultante desta integração, que deverá estar concluída até ao final do ano, vai apostar nos mercados africanos e manterá a denominação Atlântico.

 

A operação “vai potenciar a capacidade de o banco intervir em mercados estratégicos da África subsaariana, mantendo Angola como centro de decisão”, disse Carlos Silva, chairman do Atlântico e vice-presidente não executivo do BCP, em comunicado. O banqueiro acredita ainda que “a ligação do Atlântico à VTB Capital e à Rostec permite o desenvolvimento das relações económicas e financeiras com o mercado da Rússia, o país mais poderoso dos BRIC, e é uma grande oportunidade para a generalidade dos nossos clientes, tanto em Angola como em Portugal”.

 

De acordo com o comunicado das duas instituições financeiras, a primeira fusão no sistema financeiro angolano vai gerar “significativas sinergias”, que terão reflexo nos clientes dos dois bancos.

 

O Atlântico está presente em Portugal através do Banco Privado Atlântico Europa, instituição que, tal como a casa-mãe angolana, opera nas áreas de “corporate e private banking” e é liderada por Carlos Silva.

 

Já o Grupo VTB, controlado em 61% pelo governo da Federação Russa, integra cinco instituições financeiras, sendo um dos líderes do sistema financeiro russo.

Ver comentários
Saber mais Atlântico Banco VTB África África Angola Carlos Silva BCP Rússia Portugal Banco Privado Atlântico Europa banca Rostec
Outras Notícias