Notícia
Investimento da Altri na Celbi “negativo” para a Portucel
O BPI afirma no “Iberian Daily” de hoje que o investimento de 300 milhões no reforço da produção da Celbi, anunciado ontem pela Altri, é “potencialmente negativo” para a Portucel, uma vez que fará aumentar a concorrência no sector e vai colocar pressão so
O BPI afirma no "Iberian Daily" de hoje que o investimento de 300 milhões no reforço da produção da Celbi, anunciado ontem pela Altri, é "potencialmente negativo" para a Portucel, uma vez que fará aumentar a concorrência no sector e vai colocar pressão sobre os custos da madeira.
Em relação ao impacto na própria Altri, o "research" do BPI aponta aspectos positivos e negativos. Por um lado, o banco considera que o investimento poderá proporcionar um crescimento mais elevado, com base nas margens superiores a 40% da Celbi, além de que esta será uma oportunidade para a empresa "apanhar" um importante apoio financeiro público.
O BPI refere, no entanto, alguns "senãos". Este investimento surge numa altura em que estão em marcha uma série de investimentos que deverão acrescentar 4 milhões de toneladas ano ao mercado até 2010. O banco estima que os preços da pasta BEKP deverão descer 4% e 8%, em 2007 e 2008. Neste contexto, o investimento planeado poderá ainda "colocar em perigo o equilíbrio financeiro da Altri", que já tem um balanço "esticado".
O BPI tem uma recomendação de "manter" para a Altri, com um preço-alvo de 3,45 euros. As acções da empresa de Paulo Fernandes, seguiam inalteradas nos 3,87 euros.