Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Ir ao futebol em Portugal sai mais caro do que na Alemanha

Os bilhetes dos jogos da liga portuguesa são os nonos mais caros a nível mundial, mas prometem aos espectadores um dos melhores retornos tendo em conta a qualidade dos encontros, diz o estudo. Inglaterra tem os preços mais elevados.

Paulo Moutinho 23 de Setembro de 2015 às 10:18
  • Assine já 1€/1 mês
  • 22
  • ...

O futebol arrasta multidões, mas ir ao estádio pode não ser para todas as carteiras. Portugal é um dos países, a nível mundial, onde os bilhetes para assistir a uma partida da primeira liga são mais caros. O custo médio é o nono mais alto do mundo, ficando mesmo acima dos valores praticados na Alemanha.

O estudo da GoEuro e da Onefootball coloca o preço dos bilhetes em Portugal no "top" dos mais caros entre 25 países em todo o mundo. O preço médio de assistir a um jogo da primeira liga ascende a 36,33 dólares, o equivalente a 32,67 euros, "o que põe Portugal na nona posição entre os mais caros".


O custo de assistir aos jogos da liga nacional fica logo atrás ao de ver uma partida do campeonato russo, num "ranking" liderado pela Inglaterra. Segundo a GoEuro e a Onefootball, é preciso desembolsar, em média, 82,60 dólares (74,29 euros) para ver equipas como o Chelsea, Manchester United ou City.


No "top" três estão ainda Espanha e Itália. Os bilhetes da liga espanhola custam, em média, 78,09 dólares, pouco mais de um euro do preço de assistir a partidas do "calcio" (76,98 dólares). Suíça, EUA, Holanda e França são as ligas que se seguem, chegando-se à russa e à portuguesa que são mais caras que a alemã.


Maior "retorno"


A "Bundesliga" é a 10ª liga no "ranking" dos bilhetes mais caros, com um preço médio de 35,36 dólares (31,80 euros), sendo que a África do Sul ocupa a 25ª posição, a última, com um valor de 9,59 dólares. Os jogos do campeonato alemão são assim dos mais baratos, sendo que dada a qualidade dos encontros, é neste campeonato que o seu dinheiro é mais bem empregue.


A GoEuro e a Onefootball cruzaram o valor dos bilhetes com os "rankings" das ligas, com base nos dados da UEFA e FIFA, chegando à conclusão que é na Alemanha que o retorno com o "investimento" na ida a um jogo de futebol gera o maior "retorno", seguido de Espanha e, logo a seguir, por Portugal. Enquanto a Alemanha tem um "valor global" de 12,6, Portugal tem 4,8.


Jogos fora


Portugal tem dos bilhetes mais caros, mas é uma das ligas de futebol que gera maior retorno para os espectadores. Quando os jogos são fora, o preço dispara, mas não tanto quanto noutros campeonatos graças à reduzida dimensão do território nacional.

A GoEuro e a Onefootball chegam ao valor médio considerando o custo das deslocações, alimentação, bebidas e estadias, para assistir aos jogos realizados fora de 150,92 dólares (135,73 euros), menos que os 207,45 dólares da vizinha Espanha. Em Inglaterra, ir ver um jogo fora custa 332,09 dólares. É onde é mais caro.

Ver comentários
Saber mais Portugal Chelsea Manchester United Espanha UEFA FIFA desporto futebol eventos desportivos preços bilhetes estádio campeonato
Outras Notícias