Empresas Isabel dos Santos: Dos "walkie-talkies" à parceria com a Google

Isabel dos Santos: Dos "walkie-talkies" à parceria com a Google

A Unitel está envolvida no projecto de um cabo submarino que vai ligar o continente africano ao Brasil e este país aos Estados Unidos, revelou Isabel dos Santos em Marraquexe.
Isabel dos Santos: Dos "walkie-talkies"  à parceria com a Google
Celso Filipe 20 de novembro de 2014 às 16:46

Isabel dos Santos revelou esta quinta-feira, num fórum internacional em Marraquexe, que a Unitel é parceira da Google na instalação de um cabo submarino de fibra óptica que vai ligar África ao Brasil e o Brasil aos Estados Unidos. "É um projecto que está em curso e o primeiro quilómetro foi construído há duas semanas" adiantou a empresária no "Global Entrepeneruship Summit", que está a ter lugar em Marraquexe, Marrocos.

 

A empresária, que lançou uma OPA (oferta pública de aquisição) sobre a PT SGPS, explicou a sua entrada no negócio das telecomunicações no início dos anos 90. "Tínhamos um negócio de logística com camiões que precisavam de fazer as suas entregas a tempo e horas e as comunicações eram impossíveis.  Por isso os ‘walkies-talkies’ eram decisivos. Foi assim que comecei. Por montar uma empresa de walkie-talkies que depois se transformou numa companhia de comunicações".

 

Isabel dos Santos, que esteve presente neste evento na qualidade de presidente executiva da Unitel, afirmou que em matéria de telecomunicações, os próximos desafios em África são a conectividade e a banda larga, implementando "fibra de alta qualidade para apoiar as comunicações móveis e os negócios" naquele continente.

 

O tema do fórum "aproveitar o poder da tecnologia para a inovação e o empreendedorismo", serviu para Isabel dos Santos considerar que o panorama em África está a mudar. "Hoje vemos que os jovens africanos que receberam formação e que trabalharam em outros ambientes estão a regressar aos seus países de origem ou a estabelecer-se em outros países de África para iniciarem os seus negócios. Isso demonstra com o ambiente económico e o mercado africano estão muito atraentes".

 

Este fórum reúne mais três mil empresários e representantes governamentais de todo o mundo. Entre as presenças destacam-se a de Joe Biden e Penny Pritzker, vice-presidente e secretária de Estado do Comércio dos Estados Unidos.