Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Isabel dos Santos reforça na administração do BPI

Conselho de Administração do BPI passará a ser composto por 22 elementos. A Santoro, de Isabel dos Santos, passa a ter dois administradores e João Pedro Oliveira e Costa deverá substituir António Farinha Morais, que deixa a comissão executiva.

Isabel dos Santos à saída da reunião que durou cerca de 30 minutos
Miguel Baltazar/Negócios
  • Assine já 1€/1 mês
  • 13
  • ...

A Santoro, “holding” da empresária angolana Isabel dos Santos, vai passar a ter dois representantes no Conselho de Administração do Banco BPI. Mário Leite da Silva, eleito em 2009, era até agora o único representante da empresa angolana na gestão o Banco BPI, mas a lista que os accionistas vão votar na assembleia geral convocada para 23 de Abril contém mais um representante da Santoro.

 

Um reforço de Isabel dos Santos no BPI que já era expectável, dado que desde a última assembleia geral que elegeu órgãos sociais no banco a empresária angolana reforçou no capital do BPI para perto de 20%.

 

Para acomodar a entrada de mais um representante da Santoro (ainda não identificado), os accionistas do BPI propuseram o aumento do número de membros do Conselho de Administração de 21 para 22 elementos, de acordo com a proposta para o ponto 6 da AG, que foi publicada no Sábado no site da CMVM.

 

Além de um representante da Santoro, entram mais dois novos administradores. Vicente Tardio Barutel, da Allianz em Espanha, deverá substituir Herbert Walter, um dos dois elementos que representava a seguradora alemã no BPI. João Pedro Oliveira e Costa também se vai estrear na administração do BPI, mas neste caso deverá substituir António Farinha Morais, que já não podia ser eleito para desempenhar funções executivas devido às regras societárias do banco que impedem a eleição de administradores executivos com mais de 62 anos de idade. Uma regra dos estatutos do banco que deverá determinar que este seja o último mandato de Fernando Ulrich como presidente executivo do BPI.

 

A comissão executiva será escolhida apenas após a eleição deste novo conselho de administração, mas António Farinha Morais deverá ser substituído nas suas funções por João Oliveira e Costa. Este gestor é actualmente administrador executivo do banco de investimento do BPI.  

 

De resto a lista proposta pelos accionistas não contem mais novidades. Artur Santos Silva continua com “chairman” e Ulrich como CEO, sendo que dos sete elementos que hoje integram a comissão executiva, apenas Farinha Morais sai do Conselho de Administração.

 

Ver comentários
Saber mais Santoro Isabel dos Santos Conselho de Administração do Banco BPI Mário Leite da Silva Banco BPI Conselho de Administração Vicente Tardio Barutel Allianz Herbert Walter João Pedro Oliveira e Costa António Farinha Morais Fernando Ulrich Artur Santos Silva
Outras Notícias