Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Itália aprova garantias a empréstimo de 6,3 mil milhões à Fiat

O Estado italiano aprovou garantias para um empréstimo no montante de 6,3 mil milhões de euros à principal fabricante automóvel do país.

Pedro Curvelo pedrocurvelo@negocios.pt 24 de Junho de 2020 às 18:53
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

O Governo italiano aprovou esta quarta-feira um decreto que concede garantias estatais a um empréstimo de 6,3 mil milhões de euros à Fiat Chrysler Automobiles (FCA), naquele que é o maior apoio concedido a um fabricante automóvel europeu devido à crise da covid-19.

O apoio estatal concedido por Roma "visa preservar e fortalecer a fileira automóvel italiana", refere em comunicado o ministro da Economia, Roberto Gualtieri.

O empréstimo será concedido pelo maior banco italiano, o Intesa Sanpaolo, que apenas aguardava as garantias estatais para autorizar o crédito.

O pedido de apoio estatal por parte da FCA gerou controvérsia em Itália porque o grupo italo-americano encontra-se em processo de fusão com o grupo francês PSA (Peugeot, Citroën e Opel), liderado por Carlos Tavares.

Também o facto de a "holding" da FCA se ter deslocalizado há uns anos para a Holanda levou a que o apoio estatal fosse contestado.

Gualtieri indicou que a FCA terá de cumprir com compromissos envolvendo investimentos e emprego em Itália, mas escusou-se a revelar se foi imposta alguma condição que afete o dividendo extraordinário de 5,5 mil milhões de euros previsto no âmbito da fusão com a PSA.

Ver comentários
Saber mais Itália Governo Fiat Roberto Gualtieri Chrysler Automobiles FCA PSA automóvel covid apoio
Mais lidas
Outras Notícias