Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Produção automóvel nacional cresce 14,5% em Janeiro

As tendências mantêm-se no que toca à produção automóvel portuguesa. Mais de 90% é destinada ao exterior, com destaque para Alemanha e China.

Bruno Simão/Negócios
Wilson Ledo wilsonledo@negocios.pt 09 de Fevereiro de 2015 às 17:58
  • Partilhar artigo
  • 2
  • ...

O ano arranca com um crescimento na produção automóvel nacional. Em Janeiro saíram das linhas de montagem nacionais 13.747 veículos automóveis, o que representa um crescimento de 14,5% face a igual período do ano passado.

 

O crescimento de 35,5% dos veículos ligeiros de passageiros (para as 10.180 unidades) justificam o crescimento. A impedir melhores resultados está a quebra de 23% na produção de veículos comerciais ligeiros.

 

A quase totalidade (94,5%) da produção portuguesa continua a seguir além-fronteiras. A União Europeia absorve uma fatia de 75,2% dos 12.996 automóveis exportados.

 

Em termos de mercados individuais, a Alemanha reforça a liderança com uma quota de 23%. A China continua firme no segundo lugar, recebendo 15,7% dos automóveis lusos.

 

Como se comportaram as duas principais fábricas automóveis?

Volkswagen Autoeuropa: das linhas de montagem de Palmela saíram 9.076 veículos no primeiro mês do ano, registando um crescimento homólogo de 57,3%. Metade dos automóveis produzidos em Portugal são da marca Volkswagen.

 

PSA Peugeot Citroën: da fábrica de Mangualde sairam 4.053 veículos, representando uma quebra de 30,1% face ao mesmo mês do ano passado. A supressão do terceiro turno de produção em Julho explica o resultado.

Ver comentários
Saber mais União Europeia Alemanha Volkswagen Autoeuropa Palmela Portugal Peugeot Citroën Mangualde economia negócios e finanças indústria metalomecânica e engenharia automóvel
Outras Notícias