Notícia
Jerónimo Martins destina 70% do investimento de 2013 ao mercado polaco
Empresa pretende inaugurar 290 novas lojas na Polónia e entre 30 a 40 na Colômbia, mercado onde projecta investir 100 milhões de euros.
- Assine já 1€/1 mês
- ...
A Jerónimo Martins prevê baixar o peso da Polónia nos investimentos previstos para este ano, que ascendem a entre 650 a 700 milhões de euros.
Deste total a empresa pretende investir 70% no mercado polaco, um peso inferior aos 85% registados no ano passado. O objectivo passa por inaugurar 290 lojas Biedronka e a prioridade o “fortalecimento da posição de liderança” desta marca no mercado polaco.
Quanto ao destino do restante investimento, a Jerónimo Martins detalha que 100 milhões de euros serão aplicados na Colômbia, onde projecta abrir entre 30 a 40 lojas.
Nas perspectivas para 2013 a Jerónimo Martins diz que vai manter uma postura “prudente”, antecipando um crescimento a dois dígitos das vendas e uma subida semelhante no EBITDA.
Na Polónia a Jerónimo Martins espera que as suas vendas comparáveis cresçam acima do mercado enquanto para o Pingo Doce, o principal objectivo passa pela “protecção da competitividade de preço, como forma de crescer quota de mercado e, em simultâneo a racionalização da sua estrutura de custos como forma de garantir uma melhoria progressiva da rentabilidade ao longo dos próximos anos.