Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Joaquim Goes: Há "vários mecanismos para os bancos se capitalizarem" sem o Estado

Administrador do BES acredita que os bancos terão vários instrumentos para se conseguirem capitalizar sem ser através do Estado.

Joaquim Goes:  Há "vários mecanismos para os bancos se capitalizarem" sem o Estado
Maria João Gago mjgago@negocios.pt 30 de Maio de 2011 às 15:09
  • Partilhar artigo
  • ...
“Vai haver necessidade de reforço de capitais, quer através de mecanismos internos, quer externos. Estou convencido, e os próximos meses o dirão, que haverá vários mecanismos para os bancos se capitalizarem” sem o Estado, afirmou Joaquim Goes durante a conferência “Portugal, Que Futuro?”

“Existem condições mais acrescidas de exigências aos bancos, relativamente aos capitais próprios. Mas existem vários mecanismos que os bancos têm à sua disposição [para responder às imposições da troika]. Existem bancos que já estão a fazer operações de mercados de capitais”, adiantou o responsável.

Os bancos terão de reforçar os seus capitais, com o Banco de Portugal a determinar que o "Tier 1" dos bancos nacionais tem de subir para 9%, no final deste ano, e para 10% no final de 2012. As novas regras de capital foram determinadas depois de Portugal pedir ajuda externa. Pouco tempo antes deste pedido, o Banco de Portugal tinha determinado que a banca teria de elevar o Tier 1 para 8% este ano, com os resultados do primeiro trimestre a revelarem que este patamar já foi atingido pela maioria da banca nacional.

Ver comentários
Saber mais Banca BES Joaquim Goes capiatlização Estado
Outras Notícias