Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Jorge Coelho: Parcerias público-privadas são "excelente instrumento financeiro" desde que "bem utilizado"

O antigo ministro das Obras Públicas Jorge Coelho defendeu esta quarta-feira que as Parcerias Público-Privadas (PPP) são "um excelente instrumento financeiro", desde que "bem utilizado", realçando que, enquanto esteve no Governo, "havia condições para desenvolver este instrumento".

Lusa 27 de Fevereiro de 2013 às 18:42
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

Na comissão de inquérito parlamentar às PPP, o antigo ministro do Governo socialista de António Guterres explicou que as "PPP são um instrumento que terá que ser continuado inevitavelmente em Portugal, como é em todo o mundo", considerando que "bem utilizado é um excelente instrumento financeiro".

 

"O Governo de que fiz parte [enquanto ministro do Equipamento Social] tomou as decisões certas, no enquadramento certo. Não era possível prever as crises todas que têm vindo a acontecer nestes anos todos".

 

Questionado pelo deputado do CDS-PP Hélder Amaral sobre os riscos deste modelo para o Estado, Jorge Coelho contrapôs que "as PPP permitiram gerar crescimento económico, desenvolvimento sustentável, eficiência e reforçar a coesão territorial".

 

"Havia boa situação económica e financeira, perspectivas de crescimento, isto é, condições para se desenvolver este instrumento", acrescentou, dando números relativos à taxa de desemprego, o crescimento económico e ao peso da dívida de então.

 

Ainda assim, realçou que as PPP "não começaram" com o Governo de António Guterres, apontando os nomes de ministros do PSD que assinaram contratos de PPP.

 

Jorge Coelho, que recentemente deixou a presidência executiva da Mota-Engil, está a ser ouvido na comissão de inquérito às PPP, com as concessões Costa de Prata, Algarve e Interior Norte na agenda, projectos adjudicados enquanto esteve no Governo.

Ver comentários
Saber mais parcerias público-privadas Jorge Coelho
Outras Notícias