Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Julgamento de antigos executivos da Siemens já começou

O julgamento de dois ex-executivos da Siemens acusados de pagar subornos no valor de 6 milhões de euros para ganhar contratos já começou.

Sara Antunes saraantunes@negocios.pt 13 de Março de 2007 às 16:28
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O julgamento de dois ex-executivos da Siemens acusados de pagar subornos no valor de 6 milhões de euros para ganhar contratos já começou.

Os dois responsáveis, Andreas Kley e Horst Vigener, que trabalhavam na unidade de geração de energia, enfrentam acusações de suborno e de abuso de confiança, noticia hoje a BBC.

Alegadamente os dois executivos fizeram pagamentos para ganhar os contratos de turbinas de gás com a italiana Enel entre 1999 e 2002.

A Siemens está ainda envolvida noutros escândalos de subornos, adianta a BBC. Para além destes dois ex-executivos, mais seis actuais e antigos executivos da Siemens estão a ser investigados num caso separado.

A polícia alemã anunciou em Fevereiro que está a investigar alegações que apontam para que a empresa tenha criado um fundo específico para subornos, no montante de 200 milhões de euros, com o objectivo de conseguir os contratos.

A Siemens está ainda a ser alvo de investigações do Departamento de Justiça norte-americano e da Securities and Exchange Commission (SEC).

Por seu lado, a Siemens já anunciou que detectou pagamentos suspeitos, na ordem dos 420 milhões de euros, e que está a levar a cabo uma investigação interna. Para isso contratou um perito em anti-corrupção e uma empresa de advocacia para examinar e rever as medidas anti-corrupção da empresa alemã.

Outras Notícias