Media Juncker avisa: Facebook e Google têm de combater notícias falsas

Juncker avisa: Facebook e Google têm de combater notícias falsas

A Comissão Europeia garante que vai acompanhar de perto as medidas anunciadas pelas gigantes tecnológicas para travar a propagação de notícias falsas, segundo Jean-Claude Juncker.
Juncker avisa: Facebook e Google têm de combater notícias falsas
Negócios 26 de dezembro de 2016 às 09:39

"Empresas como o Facebook e a Google têm de combater a informação falsa na internet de forma vigorosa". O aviso foi feito por Jean-Claude Juncker em entrevista ao título alemão Funke Mediengruppe, citado pela Bloomberg.

O presidente da Comissão Europeia sublinhou ainda que as tecnológicas devem desenvolver "uma certa ambição" na luta contra as notícias falsas, tendo em conta que a credibilidade é o seu maior activo.

Por isso, assegura que Bruxelas vai acompanhar de perto a situação e monitorizar como é que as empresas estão a implementar os planos já anunciados para estabelecer padrões. "Liberdade também significa responsabilidade", apontou.

A recente polémica sobre a eventual influência da proliferação de notícias falsas no Facebook e no Google na vitória de Donald Trump voltou a trazer para o centro do debate político e mediático a importância das redes sociais na difusão das notícias.

O fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, reagiu de imediato às declarações, salientando a importância do papel da sua rede social como "árbitro da verdade".

As tecnológicas já vieram a público garantir que estão a acompanhar o assunto para tentar travar a crescente tendência que se tem verificado da publicação de notícias falsas, nomeadamente com o impedimento do acesso dos distribuidores não-fidedignos à rede AdSense.

O Facebook também apresentou um plano com sete pontos para combater o surgimento de notícias falsas na rede social. A melhoraria da verificação da parte de terceiros através da contratação de organizações especializadas em fazer "fact checking" e da opinião de jornalistas e de outros membros do sector dos media são alguns dos pontos do plano divulgado por Zuckerberg.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI